domingo, 22 de fevereiro de 2015

E por falar em cabelos....

Gente, vejam que legal eu achei. Alguns vídeos tutoriais que nos ensinam a fazer penteados.
Encontrei neste site: http://www.ospenteados.com/. Eu que como já disse tenho cabelos longos, adoro tranças bem transadas. Acho que fica legal para qualquer ocasião e esses tutoriais ensinam direitinho, até mesmo como fazer as mechas californianas que acho mesmo um charme.
Hoje experimentei fazer a trança cascata, Saiu perfeita. Confiram:


Olha só para quem gosta de cachos! Perfeito!



sábado, 21 de fevereiro de 2015

Escova rotativa: praticidade e eficiência.

Escova Rotativa:






Venho trazer mais uma das minhas experiência aprovadas. E agora com a escova rotativa da Gama. No meu último aniversário, ganhei de um amigo do meu irmão uma escova rotativa da Gama. Na verdade, como o verão estava muito intenso, a temperatura alta demais me desanimou para usa-la mas agora que o clima não está tão excessivamente quente, resolvi usa-la. Meu cabelo é longo e para fazer escova eu normalmente não gasto menos de uma hora no cabelereiro.
Com a escova rotativa, gastei muito menos e o efeito foi excelente. A minha é Gama Italy.
A Escova Modeladora Rotativa Gama Italy Turbo Íon vem com a potência de 1100W que modela e dá volume aos cabelos com um único movimento. Possui as seguintes tecnologias: Íon - negativos para eliminar o frizz do cabelo; Nano Silver - micropartículas de prata com ação bactericida e fungicida que mantem o produto e a área de contato livres de fungos e bactérias; E, Ceramic Íon - resistência de cerâmica que transmite altas temperaturas de forma rápida e constante. Vem com 02 cabeças intercambiáveis, que possuem e cerdas extra macias.
Bom, é claro que a gente deve tomar os cuidados básicos para produzir um efeito legal e ao mesmo tampo não danificar o cabelo.
No meu caso, lavo o cabelo e deixo secar ao natural por uma hora aproximadamente. Quando está úmido ainda, passo um protetor térmico.
Eu uso este que pode ser usado como finalizador também (depois de terminar a escova):
Óleo Extraordinário Cabelos Lisos L'Óreal Paris :



O aparelho não é pesado, e a rotatividade é dupla, ou seja, move para a esquerda e para a direita, de modo que você pode modelar seu cabelo com as pontas para dentro ou para fora.
Tem duas velocidades e temperatura.
Show. Adorei.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Seja um bom ouvinte mas não um depósito de queixas.



Gente, o que me leva a escrever este texto  é para evitar a vocês o que já aconteceu comigo e que chegou até a me causar um certo desequilíbrio e que via de conseqüencia se refletiu na minha vida.
A confusão fui eu mesma que fiz porque penso que quase tudo o que nos acontece, é com a nossa permissão e nós que damos oportunidade para acontecer.
Seja por educação, seja por solidariedade, seja enfim por bons motivos, sempre fui uma boa ouvinte para as pessoas. Sim, especialmente em razão da minha profissão anterior (advogada), exercia o hábito de ouvir as pessoas, seus problemas, suas razões, seus anseios, etc. É claro que um bom profissional , seja ele médico, psiquiatra, terapeuta ou outra profissão que envolva o contato com clientes, deve limitar o envolvimento com as pessoas , pois do contrário, o profissionalismo acaba prejudicado.
Entretanto, muitas vezes , inconscientemente, a gente acaba excedendo esse limite que deve ser respeitado e se torna um poço ou um depósito de queixas e como isso nos afeta! Como isso nos prejudica! Meu Deus!
Nas profissões em que se lida com o  público, normalmente se conhece todos os tipos de personalidade. Mas existe um tipo comum, que é aquele que faz do profissional sua tábua de salvação e bem assim, caso as coisas não aconteçam como espera, torna-o responsável por suas dores e frustrações.
Mas o que eu quero dizer é que não só a nível profissional mas na vida pessoal da gente, é muito comum pessoas nos procurarem para desabafar, para um conselho, para uma confidência, uma orientação e quanto a isso é o meu alerta: cuidado!
Gente, sem me dar conta, fui permitindo que as pessoas começassem a me contar seus problemas e quando vi, me ligavam dia e noite, me procuravam nas redes sociais, por e-mails, em casa e isso sem qualquer respeito a horário, feriados, finais de semana, ou seja,   totalmente inconvenientes.
Eu sou alguém que se afeiçoa às pessoas com extrema facilidade, independentemente da posição em que ocupam na minha vida e no meu ambiente. E ouvi-las e tentar de alguma forma, ajuda-las, seja simplesmente ouvindo, ou me manifestando acerca de algo que possa ajuda-las, sempre me fez bem. Porém, notei que algumas pessoas não conseguem discernir sobre o fato de que aquele que se dispõe a ouvi-las também tem sua vida própria, também tem suas ocupações, seus problemas, suas necessidades e que nem sempre podem estar à sua total e inteira disposição, assim como, efetivamente tornarem-se seu divã ou uma caixa onde despejam suas ansiedades, preocupações, queixas e toda uma carga emocional negativa que nada de bom acrescenta a você mas sim acaba por prejudicar, aborrecer e estressar.
A culpa, porém, não é daquele que faz de você esse "depósito" mas sim de você mesmo que admite e torna isso oportuno.
Na postagem que eu fiz sobre o limite da virtude, me referi ao limite da gratidão. Aqui, equiparadamente, me refiro ao limite da solidariedade.
Ouvir alguém é um ato de solidariedade, pelo menos é o que eu considero. E bem assim, é também uma virtude. Mas como disse e repito, toda virtude quando excede os limites , deixa de sê-lo em razão de seu próprio excesso.
Disse Willian Shakespeare: "Até mesmo a bondade, se em demasia, morre do próprio excesso."
O que se deve entender, efetivamente, é que se não se impuser um limite, há de se ocorrer o excesso e tudo que excede, desequilibra e via de conseqüencia torna-se prejudicial.
Neste caso, se torna prejudicial para ambas as partes. Para você que intencionou apenas ouvir num ato de solidariedade, acaba se tornando um depósito de problemas alheios que psicológicamente acabam interferindo mesmo que de forma inconsciente no seu equilíbrio emocional, daí se refletindo em todos os aspectos de sua vida e também para quem excede o limite com você porque passa a simplesmente tornar-se dependente dessa 'válvula de escape', tornando-se incapaz de lidar sozinho com seus conflitos, sejam estes quais forem.
Portanto, o meu objetivo com este texto é apenas alerta-los de que ser um bom ouvinte é excelente, faz bem para a gente e para o outro mas desde que se mantenha o limite pois a partir do momento em que houver o excesso de ambas as partes, isso ao invés de ser algo salutar, acaba se tornando um problema, com consequências desagradáveis e desconfortáveis.
Ouça sim, sempre que possível mas desde que você possa, desde que isso não passe a se tornar uma inconveniência em seu momento pessoal.
Você não precisa se fechar, não precisa faltar com educação, não precisa ser rude. A única coisa que você precisa é ser sincero, verdadeiro e com todo respeito e carinho, mostrar àquele que começa a se exceder que você não está no seu momento de ouvi-lo e que isso não quer dizer que não deseje que sua situação , seja qual for, se resolva. Pelo contrário, o silêncio é uma prece. E na maioria dos casos, a solução chega sempre no silêncio.
Gente, a solidariedade é uma virtude e deriva da bondade. Mas por sua vez, a bondade não é dever, não é obrigação. A bondade para ser verdadeira tem que vir do coração, do seu estado de espírito, senão essa bondade não é sincera, não é verdadeira. Ninguém é bom verdadeiramente, se é por obrigação. Então, se você ouve alguém porque realmente quer ouvir, se está no seu momento propício para ouvir, se isso não vai de alguma forma te prejudicar em algo, então ouça. Mas preste atenção se isso não se torna um vício ou uma comodidade para o outro e um inconveniente para você. Se isso estiver acontecendo, pare.
Gostar de alguém pressupõe um fator importante e fundamental, ou seja, primeiro a gente tem que gostar da gente mesmo, se respeitar. Quem não se respeita, quem não cuida de si próprio, como será capaz de respeitar e cuidar do outro? Questão de lógica, né ?
Então, finalizando, seja um bom ouvinte sempre que possível mas atente para os limites.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Promoções e concursos 2015:

Eu gosto de participar de concursos e promoções. Já participei de alguns e ganhei. Algumas pessoas deixam de participar por descrer na própria estrela e outras por julgarem que esses concursos e promoções não são executados com seriedade. Enfim, cada um tem suas próprias convicções mas eu como participo constantemente e já ganhei em alguns, trago aqui algumas promoções e concursos que serão realizados em 2015.
1- Concurso Cultural Omelete – Páscoa Star Wars
Até 06/03/2015

1- O Omelete vai dar um kit Star Wars nessa promoção de Páscoa.
O Omelete, portal de entretenimento do UOL, lançou uma super concurso cultural para os fãs de Star Wars nessa páscoa. O vencedor ganhará um kit preparado pelo Omelete composto por 2 ovos de Páscoa Star Wars da Nestlé, 1 Lego Star Wars At-At, 1 Sabre de Luz Darth Maul, 1 Luminária Estrela da Morte, 1 Action Figure R2-D2 e C-3PO, licenciados da franquia Star Wars.
Os interessados devem fazer o cadastro no Omelete e ter conta no Instagram e seguir o perfil do Omelete (@omelete) e postar com seu perfil do Instagram uma fotografia que esteja relacionada à franquia Star Wars, usando obrigatoriamente a hashtag #pascoastarwars na descrição da foto.
O autor da melhor foto vence.
Confira o regulamento completo em: http://omelete.uol.com.br/promocoes/concurso-star-wars-na-pascoa/
Período de participação: 13/02/2015 a 06/03/2015.
Resultado da promoção: O resultado da promoção será divulgado a partir das 20h30min do dia 06 de março de 2015 (horário de Brasília) no perfil do Omelete no Instagram, Faceboock e Twitter, bem como no site www.omelete.com.br.
Abrangência: nacional.

2-Promoção SKY – Carrinho Cheio, Família Feliz:
Até 09/04/2015

A promoção vai premiar 10 participantes com 1 ano de supermercado grátis.

A SKY lançou nesse mês a promoção “Carrinho Cheio, Família Feliz” voltada para os clientes dos planos Pré-Pagos.

Serão sorteados 10 clientes sendo que cada um ganha um cartão pré-pago que será carregado todo mês com 500 reais, o que representa, ao final do ano, um prêmio total de 6 mil reais.

Participam desta Promoção os usuários dos serviços SKY Pré-Pago que realizarem recargas ao longo do período de participação ou que estejam ativos, ou seja, com recargas ativas até o último dia do período de participação e que cumpram as demais condições desta Promoção.
Veja o regulamento e confirme sua participação em: http://www.skycarrinhocheio.com.br/
Período de participação: 09/02/2015 a 09/04/2015.
Resultado da promoção: sorteio dia 24/04/2015.
Abrangência: nacional.
3- Promoção Petrobrás Premmia – O Brasil Abastece Aqui:
Até 10/04/2015

Concorra a 4 carros, 1 moto e 1 caminhão nessa promoção da Petrobrás Premmia.

3- O Premmia, programa de fidelidade dos postos BR e das lojas de conveniência BR Mania, já está com nova promoção no ar. É a promoção “O Brasil Abastece Aqui” que começou ontem e tem duração de dois meses.

Dessa vez serão sorteados 6 veículos sendo:

– 1 Caminhão Volvo VM 220 4X2R;
– 1 Renault Minibus L3H2 Executive 16 lugares;
– 1 Pick-Up Mitsubishi L200 Triton Savana;
– 2 Mitsubishi Lancer GT AWD;
– 1 Motocicleta Harley Davidson Ultra Limited.

Além disso serão distribuídos mais de 3 mil prêmios instantâneos como bikes e patinetes.

Para concorrer é necessário ter cadastro no programa Premmia. Se você ainda não está cadastrado, é possível realizar o cadastro gratuitamente para poder participar. Estando cadastrado, a cada 60 pontos acumulados no programa você ganha 1 número da sorte. Os pontos podem ser acumulados abastecendo nos postos, comprando nas lojas BR Mania e na troca de óleo com Lubrax.
Vejao regulamento completo em: https://www.petrobraspremmia.com.br/promocoes/promocao-o-brasil-abastece-aqui/

Período de participação: 10/02/2015 a 10/04/2015.
Resultado da promoção: 20/04/2015.
Abrangência: nacional nos postos participantes. Confira a relação dos postos participantes antes de abastecer.
4-Promoção de Aniversário Arroz Fazenda – 50 Anos 50 Prêmios
Até 26/08/2015

Concorra a 2 carros, 4 motos, 6 TVs, 10 fogões, 18 tablets e 10 bikes nessa promoção do Arroz Fazenda.

A Coopersulca, fabricante da linha Arroz Fazenda, está fazendo uma promoção de aniversário para comemorar os seus 50 anos de atividades. Os participantes estarão concorrendo ao sorteio de 2 carros (Palio Fire), 4 motos(Honda Biz), 6 TVs, 10 fogões, 18 tablets e 10 bikes.

Cadastrar na promoção

4-Compre os produtos Coopersulca: Arroz Fazenda, Arroz Moenda, Arroz Nutriforte, Arroz Biluzinho, Arroz Biluzão e Farinha de Arroz e guarde o cupom fiscal; Cadastre os cupons fiscais e o código de barra da embalagem no hotsite. Guarde os cupons fiscais cadastrados.

Acesse o regulamento e cadastre os seus cupons no hotsite em: www.arrozfazenda.com.br/50anos50premios

Período de participação: 20/12/2014 a 26/08/2015.
Resultado da promoção: serão realizados 2 sorteios, dia 29/04/2015 e 29/08/2015.
Abrangência: nacional.
5-Promoção TodaTeen/Ler é TDB – Fazendo uma FanFic:
Até 05/04/2015

Crie uma fanfic e concorra a um kit de produtos da todateen mais um tablet.

5-A revista Todateen, voltada ao público adolescente, lançou um concurso cultural no seu blog “Ler é TDB”. Os participantes interessados devem criar uma história que contenha uma frase gerada pelo próprio usuário através da app do concurso.

Todas as histórias enviadas serão avaliadas e a autora da melhor frase leva os prêmios, um kit Todateen contendo caderno, agenda, mochila, bolsa e estojo e mais um tablet Samsung Galaxy Tab.

Veja o regulamento e inscreva-se em: http://todateen.uol.com.br/leretdb/participe-fanfic/

Período de participação: 05/02/2015 a 05/04/2015.
Resultado da promoção: 16/04/2015.
Abrangência: nacional.
6-Promoção Jovem Pan – Verão Mais Fresco:
Até 27/02/2015

Concorra a 4 ares-condicionados portáteis nessa promoção da Rádio Jovem Pan.

6-A Rádio Jovem Pan vai refrescar o seu verão nessa promoção que está distribuindo 1 ar condicionado portátil por semana. A promoção vale para todo Brasil.

Para participar faça uma foto criativa ao lado do termômetro de sua cidade mostrando que a coisa está feia mesmo. Depois poste a foto em suas redes sociais (Instagram e Facebook) com a #veraojp.

Os autores das 4 fotos mais criativas serão os vencedores.

Período de participação: 22/01/15 e término em 27/02/2015.
Resultado da promoção: Os resultados serão divulgados no programa Pânico nos dias: 06/02/2015, 13/02/2015, 20/02/2015 e 27/02/2015
Abrangência: nacional.
7- Promoção Água Rabelo – Bon Voyage à Paris
Concorra a uma viagem à Paris com tudo pago.

7-A Água Rabelo, uma das empresas mais antigas em atividade no país, conhecida pela sua linha de águas aromatizadas, lançou uma promoção que vai sortear uma viagem à Paris com todas as despesas pagas.

Para concorrer basta comprar 2 produtos Água Rabelo e cadastrar o cupom fiscal no site da promoção em: http://aguarabelo.com.br/promocaoparis

Período de participação: 09/01/2015 a 07/04/2015.
Resultado da promoção: sorteio dia 08/04/2015.
Abrangência: nacional.
8-Concurso Cultural MuccaShop – Closet dos Sonhos
Até 03/05/2015

8-Concorra a 1 ano de roupas e sapatos no valor total de 2.400 reais.

O MuccaShop, shopping online que reune diversas lojas diferentes, criou o concurso cultural “Closet dos Sonhos” que vai dar a ganhadora 1 ano de roupas e sapatos, que corresponde a um vale-compras de 200 reais por mês totalizando 2.400 reais.

Cadastrar na promoção

Para participar basta criar um “Top 10″, uma lista de 10 produtos que você gosta nos temas propostos como academia, acessórios, praia, maquiagem, entre outros. A lista Top 10 mais votada ganha o prêmio.

Leia o regulamento e participe em: http://www.muccashop.com.br/top10/closet-dos-sonhos/

Período de participação: 03/12/2014 a 03/05/2015.
Abrangência: nacional.
9- Promoção LG – Quick Selfie de Verão
Até 30/03/2015

Concorra a 20 smartphones G3, o top de linha da LG.

9- A LG preparou uma promoção para esse verão e o tema da ação é o selfie. Os vencedores serão premiados com um smartphone modelo G3, o principal aparelho da LG e um dos tops de linha do mercado. Ao todo serão escolhidos 20 vencedores.

Cadastrar na promoção

A participação é simples mas requer muita criatividade. A cada 3 dias a LG vai propor um tema para você tirar um selfie (ex. sorvete, piscina, bike, etc). A selfie que receber mais curtidas em cada tema, ganhará o prêmio.

Leia o regulamento e faça a sua inscrição em: https://lgquickselfie.com.br/

Período de participação: 30/01/2015 a 30/03/2015.
Resultado da promoção: resultados divulgados durante o concurso, um dia após o final do período de cada tema.
Abrangência: nacional.
11-Promoção Pullman – Bem-Estar e Beleza na sua Mesa
Até 22/03/2015

Válida para São Paulo-SP. Comprou ganhou. Academia, pilates, yoga, massagem, escova, entre outros.

10-A Pullman lançou a promoção “Bem-Estar e Beleza na sua Mesa”, campanha na modalidade “comprou ganhou”. Comprando 2 produtos Vitagrão ou Fit da Pullman você ganha uma experiência de bem-estar ou beleza que pode ser, entre outros: 1 a 2 semanas de passe livre na academia, 4 aulas de yoga, pilates, entre outros. Você também poderá optar por tratamentos corporais, massagens, escova, hidratação e manicure, entre outros.

Veja o regulamento no hotsite da campanha: http://www.experienciaspullman.com.br/

Período de participação: 22/01/2015 a 22/03/2015.
Resultado da promoção: comprou ganhou.
Abrangência: cidade de São Paulo – SP.

Mais uma Diva das edições de vídeo.

Hoje eu trouxe um canal do Youtube que visito todos os dias porque adoro música, bom gosto, beleza e tudo isso combinado, enche nossos olhos e o coração de paz , de entusiasmo , de sonho, do encanto que faz a vida mais gostosa de se viver.
Este é o canal da Luana Camara. As edições da Luana são maravilhosas. Ela é perfeita na escolha das músicas, nas imagens, na transmissão das mensagens, enfim, esse canal do Youtube é tudo de bom.
Gente, eu até me arrisco a editar vídeos mas reconheço uma coisa: tem que ter um talento especial para isso, né? Eu considero essas pessoas que editam esses vídeos , portadoras de um talento divino porque elas conseguem com seu trabalho, tocar nosso coração, encher de beleza os nossos olhos e transmitir mensagens que nos encantam.
O canal da Luana no Youtube é este aqui.

https://www.youtube.com/user/luanacamaraify

E aqui estão algumas edições da Luana:






Parabéns para Luana Camara! Uma Diva das edições de vídeo!

sábado, 14 de fevereiro de 2015

Lívia, um nome e uma homenagem a todas as Lívias.

Sempre tive curiosidade em saber origem dos nomes e mais ainda sobre as relações que esses nomes carregam em si com fatos, circunstâncias, e sob vários aspectos. Embora o meu apelido seja 'Vivi", meu nome é Lívia. E para todas as Lívias eu vou postar aqui coisas interessantes sobre nosso nome, como um tributo,  como uma homenagem, que afinal todos nós, independentemente de nosso nome ou qualquer outra coisa em especial, merecemos.
SIGNIFICADO DO NOME LIVIA:
Qual a origem do nome Livia: LATIM
SIGNIFICADO DE LIVIA:
Qual o significado do nome Livia: PÁLIDA.
SIGNIFICADO E ORIGEM DO NOME LIVIA - ANALISE DA PRIMEIRA LETRA DO NOME: L
Não é adpto à pertencer a grupos. Gosta mesmo de uma cada coisa a seu tempo, quando sai com alguem (especialmente paqueras), não quer saber de mais ninguém por perto. É assim que sente-se totalmente à vontade, conseguindo até tirar de letra qualquer desentendimento que venha surgir. Uma coisa que o deixa muito nervoso é ter que tomar uma decisão. Julga isso muito dificil, e para fugir de toma-las torna-se teimoso, preguiçoso ou mesmo desligado, tudo não passa de fuga.
 SUA MARCA NO MUNDO:
COMUNICAÇÃO,AMIZADE,OTIMISMO,DESPREOCUPAÇÃO,BOM HUMOR
Otimismo e afetuosiadade são qualidades que projetam a imagem de uma pessoa popular que alegra seu circulo de amizades. Adora baladas e agitos onde possa demonstrar seu talento artístico. Muito criativa e comunicativa, possui um charme especial que usa para conquistar o que quer. Sua descontração e bom humor a mantem sempre jovem, não importa a idade que tenha. Sempre aberta a novidades, possui uma mente fértil para os negócios. Seu otimismo permite que mesmo diante das mais dificeis situações encontre um lado positivo e anima todos à sua volta. Se aproveitar este lado para aprender com as situações muitas portas estarão abertas, pois não cometerá os mesmos erros. Por ser muito extrovertida a pessoa de personalidade com vibração 3 pode passar algumas vezes por imatura, portanto, para tirar proveito dos aspectos positivos aja com seriedade, e prove o contrário sendo responsável em todas as situações.
LIVIA SIGNIFICADO - NUMEROLOGIA - EXPRESSÃO 8
COMO O MUNDO TE VÊ?
O número da Expressão revela a missão que tem, o que deve fazer ou ser nesta vida, para que atinja sucesso e alcance suas metas e objetivos. Descreve como você se expressa no mundo. O seu "eu" completo - personalidade, caráter, disposição, identidade, temperamento.Pessoa organizada, responsável e com capacidade executiva para os grandes negócios. É comum que atraia companhia de pessoas influentes e de destaques para atingigr sucesso e poder. É o tipo de pessoa que busca desenvolver projetos grandiosos e a sua destreza está em administrar com eficiência e pulso firme. Capaz de passar por cima de tudo e de todos para obter o que deseja e, quem tem o 8 na Expressão, não mede esforços e nem palavras. Por isso é importante aprender a respeitar as limitações das outras pessoas e não exigir delas além do que podem. Pede-se que seja mais tolerante nas relações familiares e no amor. As profissões que o atraem são as de economista, corretor, executivo, magnata do comércio, construtor ou proprietário de navios e estradas, industrial, comprador ou vendedor em grande escala, diretor de empresa, consultor, promotor, diretor de jornal, especialista em mercado, ou qualquer função relacionada à navegação ou ao transporte. Seus aspectos negativos são amor ao poder e a maneira como desperdiça energia, evite muita ambição com fortuna material e a sua exigência de reconhecimento.
LIVIA SIGNIFICADO - NUMEROLOGIA - IMPRESSÕES 7
COMO VOCÊ VÊ O MUNDO?
Mostra a pessoa como é interiormente. Revela como pensa, sente e age. Seu o desejo íntimo da alma, o seu "eu interior", suas esperanças, sonhos, ideais, motivações. As vezes é possível que percebamos essa manifestação, mas talvez não a expressamos como deveriamos ou mesmo não vivemos de acordo com ela, assim estamos reprimindo os nossos sentimentos e impulsos, o que gostariamos de ser ou fazer, estamos adormecendo nossos objetivos secretos, as ambições, os ideais mais intimos.Está sempre em busca da sabedoria, do conhecimento e da perfeição. Muito intuitivo, inspirador e retraído. Sonha em usar a mente, ser intelectual, científico, filósofo ou místico. Por não conseguir isolar-se sem sentir solidão sente-se constantemente melancólico e tem tendência a depressão. Faz sempre bom julgamento e possui um forte senso de valor. Não sente-se bem em locais agitados, nem gosta de trabalhos servis e de confusão.
LIVIA SIGNIFICADO - NUMEROLOGIA - ANSEIOS DA ALMA 1
ANIMA - O QUE MOVE VOCÊ? A vibração da ANIMA mostra a impressão que você transmite às pessoas e os efeitos que lhes causam. Deve ser considerado um dos número mais importantes na sua vida. Conhecendo-o poderá entender o planejamento da sua vida. Compreendendo este plano e buscando viver de acordo com seu significado trará mais sentido à sua vida, e a fará mais útil e feliz. Ter consciência dessa vibração ajuda a reconhecer o porquê de suas aversões e gostos. Não desperdiçará um dia sequer de sua vida, e jamais a sentirá inutil ou sedentária na velhice se viver de acordo com as vibrações deste número. 1 - Deseja ser criativo, original e capaz de realizar empreendimentos de grande repercursão. Que ser independente e escolher seus proprios projetos, decidir sozinho e trabalhar sendo o seu próprio patrão. Com espírito pioneiro e desbravador, é sempre muito honesto e leal. Gosta de desafios intelectuais. Quer ser ouvido e sua maior recompensa é ser elogiado em suas habilidades e atitudes.
SIGNIFICADO E ORIGEM DO NOME LIVIA - ARCANOS DO TAROT
Arcano 3 - A Imperatriz
SIMBOLOGIA A Imperatriz traz em si os aspectos matronais. Mostra que traz no seu íntimo a segurança e a tranqüilidade, e as emoções em perfeito equilíbrio, tem força de vontade e sutileza. Traz uma afirmação de fé e esperança na vida. E simboliza a multiplicação. Mais humana e terrena que a Papisa e sugere a produtividade feminina, ela é o ciclo da vida.
ASPECTOS POSITIVOS Aponta para o progresso real da vida, tanto profissional, quanto social e especialmente pessoal. A compreensão, a descoberta do corpo como algo valioso, a vaidade atuando como força positiva. É o prazer em todas as suas manifestações. Liderança, representa a alma do homem, sua compreensão, elegância e domínio, a feminilidade como forma de expressão, de criação e de poder exercido com sutileza. Talento e habilidade são seus instrumentos para enfrentar os obstáculos.
ASPECTOS NEGATIVOS Para conquistar progresso em todos os setores da vida, é preciso que tenha sempre os pés bem firmes no chão pois quando apresenta os aspectos negativos leva à esterilidade, desinteresse, infidelidade, vacilação, pobreza de espírito, fracasso, frivolidade, vaidade, falta de senso prático, perda de bens materiais, futilidade e abandono.
INTERPRETAÇÕES DO ARCANO NO SENTIDOS:
MENTAL: Penetração na matéria por meio do conhecimento das coisas práticas. Os problemas vêem à tona e podem ser reconhecidos.
EMOCIONAL: Capacidade para penetrar na alma dos seres. Pensamento fecundo e criador.
FÍSICO: Esperança, equilíbrio. Soluciona os problemas. Renova e melhora as situações. Poder continuo e irresistível nas ações.
PALAVRAS SÁBIAS Este arcano traz em si o sentido da Sabedoria. O discernimento e o idealismo, como armas. É o arcano da Magia Sagrada, instrumento do poder divino.
Os frutos da semeadura amadurecem e logo podem ser colhidos. Tudo tem um ciclo certo. Cada coisa a seu tempo. Na natureza nada se perde, tudo está em evolução.
"É a tecelã, ela faz telas para seu uso e telas que não irá usar..."
INFLUENCIA NA SUA VIDA Esse arcano influencia positivamente 80% de sua vida.

Arcano 8 - A Justiça
SIMBOLOGIA O arcano da justiça é rerpresentado por uma mulher de olhar para frente que está sempre disposta a ouvir. Suugere equidade e imparcialidade, que indica a capacidade de decidir entre o certo e o errado. A Justiça está sempre erguida em postura de ação. Este arcano fala de um ideal de conduta para o homem, e sua capacidade para julgar todos os atos. É o equilíbrio entre o bem e o mal, a força moral e a integridade.
ASPECTOS POSITIVOS Indica virtude, integridade, recompensa e fala da administração imparcial de atitudes e de princípios morais, de acordo com o melhor interesse das pessoas envolvidas. A busca incansável pela verdade. Austeridade, imparcialidade, integridade, disciplina, prontidão, decisão, resolução e satisfação com o ego.
ASPECTOS NEGATIVOS Deve-se levar em consideração que toda ação produz uma reação e que seu espírito deve estar preparado para esse choque de forças, onde a imparcialidade é a arma mais adequada. Quando desequilibra-se os aspectos positivos deste arcano ele demonstra intolerância, abuso, excesso de severidade, punição, fanatismo, desordem, injustiça, cobranças e críticas.
INTERPRETAÇÕES DO ARCANO NO SENTIDOS:
MENTAL: Clareza de juízo. Conselhos que permitem avaliar com justeza. Autoridade para apreciar cada coisa no momento oportuno.
EMOCIONAL: Aridez, secura, consideração estrita do que se diz, possibilidade de cortar os vínculos afetivos, divórcio, separação. Este arcano representa um princípio de rigor.
FÍSICO: Processo, reabilitação, prestação de contas. Equilíbrio de saúde, mas com tendência a problemas decorrentes de excessos (obesidade, apoplexia), devido à imobilidade da carta.
PALAVRAS SÁBIAS Trata essencialmente de soluções boas e justas; equilíbrio, correção, abandono de velhos hábitos. Estabilidade e adaptação às necessidades.
A liberdade para agir de acordo com a própria vontade,implica em assumir a responsabilidade pelo que virá.
"Edifica um altar em teu coração, mas não faças do teu coração um altar (uma pedra)..."
INFLUENCIA NA SUA VIDA Esse arcano é neutro em nossas vidas e não a influencia positiva ou negativamente.

Arcano 7 - O Carro
SIMBOLOGIA O arcano do carro fala do domínio do homem sobre os quatro elementos vitais: terra, ar, água e fogo. O carro indica o ser humano em equilibrio e bem sucedido, que foi capaz de decidir corretamente. É a promessa de realização e sucesso em todos os sentidos. Representa a submissão dos elementos da natureza e da matéria ao talento e a inteligência do homem. Este arcano é uma mensagem indiscutível de sucesso, aponta para viagem e novos rumos.
ASPECTOS POSITIVOS É demonstração da capacidade humana de através da mente controlar o corpo (carro) num rumo certo e definido, apesar das emoções. Representa o equilíbrio, segurança, amparo material e moral, domínio, realização, sucesso, discernimento e triunfo, preocupação e interesse pelo futuro e pelos mistérios da vida.
ASPECTOS NEGATIVOS O carro mostra que é necessário tomar as rédeas e controlar as forças psíquicas para conduzir a vida ao caminho que nós escolhemos, não tomar estas rédeas nos empurra para a raqueza, egocentrismo, descontrole, irreflexão, orgulho, brutalidade, fracasso, desengano e doenças.
INTERPRETAÇÕES DO ARCANO NO SENTIDOS:
MENTAL: As coisas se realizam, mas falta ainda montar as peças de conjunto.
EMOCIONAL: Afeto manifestado; protetor, serviçal.
FÍSICO: Grande atividade, rapidez nas ações. Boa saúde, força, atividade intensa. Do ponto de vista do dinheiro: gastos ou ganhos, movimento de fundos.
PALAVRAS SÁBIAS POdemos interpretar esta arcano como a mensagem de conciliação dos antagonismos, condução de forças divergentes. Progresso, mobilidade, e anuncio de viagens. Significa também notícia inesperada e conquista.
O tato, a educação, a diplomacia e a firmeza de propósitos são importantes ferramentas para se controlar as forças conflitantes.
"Quando a ciência entrar em teu coração e a sabedoria for doce em tua alma, pede e te será dado..."
INFLUENCIA NA SUA VIDA Esse arcano influencia positivamente 70% da sua vida.

Arcano 1 - O Mago
SIMBOLOGIA O arcano do Mago, traz em si muitos aspectos masculinos, fala da comunhão entre consciente e inconsciente, representa também o conhecimento esotérico, ensina que as coisas vem do alto para criar tudo o que há sobre a terra. Aponta o talento e a concretização dos esforços criativos. É um guia interior que percebe a vida como um jogo da sorte. Sua simbologia também indica os desbloqueios da sexualidade.
ASPECTOS POSITIVOS Sabe aproveitar as oportunidades da vida; não perde a noção de realidade, ao mesmo tempo em que sabe ter como meta o infinito; e recomenda que usemos armas que estão ao nosso alcance, principalmente a originalidade, criatividade e habilidade em qualquer tarefa. Aponta para as possibilidades de sucesso, a versatilidade, o esforço incansável e a capacidade de influenciar pessoas. Força de vontade é o que não lhe falta para conquistar seus objetivos, sempre com caminhos novos pela frente. Para saber que rumo seguir, utilize a intuição e auto confiança.
ASPECTOS NEGATIVOS Indecisão, falta de habilidade, desânimo, dissimulação, descontrole emocional, pobreza de espírito, covardia, charlatanice, fraude, trapaça, falsidade, desequilíbrio, são as tendências contrárias às caracteristicas positivas deste arcano.
INTERPRETAÇÕES DO ARCANO NO SENTIDOS:
MENTAL: Facilidade de combinar as coisas, apropriação inteligente dos elementos e dos temas que se apresentam ao espírito.
EMOCIONAL: Psicologia materialista; tende para a busca das sensações, do vigor, da qualidade criativa. Generosidade unida a cortesia. Fecundidade em todos os sentidos.
FÍSICO: Muita vitalidade e poder sobre as enfermidades de ordem mental ou nervosa, neuroses e obsessões. Esta Carta indica uma tendência favorável para questões de saúde, mas não assegura a cura. Para conhecer o diagnóstico é necessário considerar outras cartas.
PALAVRAS SÁBIAS Observe que a principal mensagem deste arcano é a relação entre o esforço pessoal e a realidade espiritual. Domínio, poder e auto-realização, fala da capacidade de conquista e do impulso criador.
Pela criatividade e bom uso daquilo que já possui, conquistará o seu desejo ou achará a solução que procura.
"Seja em tuas obras, como és em teus pensamentos..."
INFLUENCIA NA SUA VIDA Esse arcano influencia positivamente 70% de sua vida.

(Fonte: http://www.significado.origem.nom.br/nomes/livia.htm)

Aqui algumas Lívias famosas:

Lívia Drusa:

Lívia Andrade:


Lívia Barraque:

Lívia Falcão:

Lívia Lemos:


Lívia Rossi: 
Lívia Mund:
Lívia dos livros e novelas:


1- Há dois mil anos- romance espírita- psicografado por Chico Xavier, por Emmanuel.:



Livia renuncia ao luxo, à ostentação e às antigas crenças para entregar seu espírito a uma nova fé e lutar intensamente pela causa de Jesus, o Cristo de Deus.

2- Mar Morto- Jorge Amado:


Lívia – Mulher de Guma. Seu comportamento é exemplarmente linear. Até mesmo a decisão de substituir Guma na direção do saveiro torna-se óbvia, pois é uma forma de manter-se ligada a ele e, sobretudo, uma garantia de fidelidade!

Lívia de Novelas:

1-  Memórias de Amor:

LÍVIA (Sandra Bréa) – Filha de Venâncio (Castro Gonzaga). É namorada de Jorge (Eduardo Tornaghi), o que vai causar alguns problemas com o pai, devido ao choque de interesses políticos entre os dois. Em alguns momentos, toma partido do pai, porque se sente culpada já que sua mãe morreu quando ela nasceu.

2) Jogo da Vida:


LÍVIA RAMOS CRUZ (Débora Bloch) — Filha de Jordana (Glória Menezes) e Silas (Paulo Goulart). Garota alegre, brincalhona, gozadora, extrovertida e bom caráter. Apesar de ter realizado todas as suas vontades na adolescência, teve uma infância carente e pobre. Herdou da mãe uma confiança excessiva nas pessoas e do pai o nariz para cima, o que a deixa antipática em algumas ocasiões. Sofre com a separação e custa a aceitar a relação do pai com Carla (Maitê Proença), uma de suas melhores amigas. É apaixonada por Adriano (Carlos Augusto Strazzer).

Tema de Lívia na novela:


3- Sem lenço, sem documento:

LÍVIA (Christiane Torloni) – Filha de Heleno (Jaime Barcellos) e Gina (Marilu Bueno), é uma jovem neurótica que vive de viagens e noitadas em discotecas.


Tema de Lívia:





4- Transas e Caretas:





LÍVIA (Monique Curi) – Filha mais nova de Ana (Aracy Balabanian) e Marcos (Jece Valadão). É tímida e reprimida pelo pai, mas, ao contrário da irmã, Estela (Dedina Bernardelli), aceita essa dominação. Dedica-se exageradamente aos estudos, aproveitando pouco a adolescência

5- Meu bem querer:


LÍVIA MACIEL (Flávia Alessandra) – Filha do pastor Bilac (Mauro Mendonça) e irmã e antagonista de Rebeca (Alessandra Negrini). Lívia é uma jovem impulsiva, voluntariosa, indomada e sensual, meio selvagem. Nunca se submeteu ao pai, sempre foi decidida e independente. Sonha em abandonar a vida que leva em São Tomás de Trás, trabalhando como rendeira e frequentando os cultos da igreja do pai. Vê em Antônio (Murilo Benício) uma chance de conseguir realizar seu desejo. Mesmo sabendo do romance entre o rapaz e sua irmã, ela o seduz e engravida dele. Os dois se casam, vão morar na capital e têm Júnior (Helder Agostini). A mãe de Lívia morreu no seu parto, o que a faz se sentir culpada. A falta da mãe e a indiferença do pai fizeram com que Lívia se sentisse rejeitada.

Tema de Lívia:

6- O beijo do Vampiro:


LÍVIA (Flávia Alessandra) – Lívia é uma bela mulher, discreta, naturalmente elegante, casada com Beto (Thiago Lacerda) e mãe de três filhos – Zeca (Kayky Britto), Tetê (Renata Nascimento) e Juninho (Guilherme Vieira). Apaixonada pelo marido e dedicada aos filhos, Lívia não se importa em dar o dinheiro herdado da família para Beto realizar seus sonhos profissionais. É uma mulher brincalhona, espontânea e sem frescuras. Após a morte inesperada de Beto, revela-se uma pessoa de forte personalidade, trabalhadora, esforçada, generosa, solidária e muito firme diante de qualquer ameaça à sua família e a seus princípios. Lívia enfrenta sua nova condição financeira, aceitando qualquer tipo de emprego e acumulando funções, algumas bem abaixo do seu status. Em outra vida, Lívia foi a princesa Cecília, casada com o conde Rogério (Thiago Lacerda) e também a paixão do duque vampiresco Bóris (Tarcísio Meira). Nos dias atuais, após a morte de Beto, Lívia fica um bom tempo presa às lembranças do marido e demora a reagir às insistentes aproximações de Augusto (Marco Ricca), a quem só vê como amigo e benfeitor. Mais adiante, porém, demonstra interesse por Rodrigo (Alexandre Borges), sem saber que ele é um disfarce do vampiro Bóris. No decorrer da novela, descobre-se que Zeca não é filho de Lívia e Beto, mas sim de Bóris com uma amante. Assim que nasceu, ainda na maternidade, Bóris colocou Zeca no lugar do filho verdadeiro de Lívia, Renato (Thiago Farias), deixado em um orfanato.

7- Porto dos Milagres:


LÍVIA PROENÇA (Flávia Alessandra) – Filha de Laura (Carolina Kasting) e Leôncio (Tuca Andrada), forte, decidida, carismática e independente. Mora há anos no Rio de Janeiro, onde trabalha como web designer. Integridade e ética são complementos de seu perfil. Seu namoro com Alexandre Guerreiro (Leonardo Brício) vai bem, apesar de saber que ele não é o homem de sua vida. Criada pelos tios Augusta (Arlete Salles) e Oswaldo (Fulvio Stefanini), e, depois, pela tia solteirona Maria Leontina (Louise Cardoso), sabe muito pouco sobre seus pais. Não conhece as origens de sua família. A relação com a tia Augusta é um tanto conturbada, o que não acontece com tia Leontina, que foi quem lhe ensinou muitas lições de vida. Lívia vai a Porto dos Milagres para informatizar a firma de Félix Guerreiro (Antonio Fagundes) e conhece Guma (Marcos Palmeira), por quem se apaixona perdidamente, mudando o rumo de sua história.

Tema de Lívia: 
8-Amor a vida:


LÍVIA- Jovem e bonita é a pianista que substitui Verônica (Helena Rinaldi) nas apresentações ao lado de Laerte (Gabriel Braga Nunes) e se apaixona por ele.


9- Pecado Mortal:


LÍVIA é a única filha do bicheiro Michelle (Luiz Guilherme). Ela é a caçula do Michelle e sabe muito bem o que quer da vida. Tem um relacionamento complicado com a mãe, Donana (Jussara Freire), que tem preferência por Otávio (Felipe Cardoso), criado por ela, mas filho legítimo de Michelle com Stella (Betty Lago).


10- Salve Jorge:



LÍVIA- Mulher bonita, elegante e sofisticada, que secretamente chefiava uma quadrilha de tráfico humano. Para preservar seu segredo, assassinou Jéssica e Rachel.


Tema de Lívia:





E agora uma Lívia de destaque:  a DJ Lívia:







Residente da Tribe, um dos nomes mais queridos do psytrance nacional, esta paulistana não pára. Acaba de tocar na Tribe Porto Alegre, dia 26 toca na Pedreira e dia 10 de maio em Belo Horizonte. Em entrevista exclusiva à Tribe ela conta sobre o passado, futuro, eventos, novidades, etc... Confira!

1- Como e quando você descobriu a música eletrônica e resolveu que era isso que queria para sua vida?
Desde menina escutava música eletrônica, desde os late 80’s, já escutava Pet Shop Boys, Erasure. Aí, o tempo passou, eu iniciei uma carreira em economia, mas a música continuou sempre presente de outras formas. Eu na verdade queria ser cantora! Em 2001, eu fui a minha 1ª rave, que por sinal, foi a 1ª Tribe, e me senti em casa e percebi que era lá que eu queria estar. Aos poucos fui direcionando minha vida às festas. Em 2005 fui à Índia e na volta larguei meu emprego das 9 às 6 e comecei a me dedicar 100% à música.
2- Fale sobre seus gostos musicais. O que você escuta fora e dentro da e-music? Quais são suas influências musicais dentro e fora da música eletrônica?
Dentro da e-music eu tenho escutado muito techno, progressive e minimal. Fora do meio, escuto MPB, tipo Chico, Caetano e nunca deixo de escutar também Jewel, Gwen e Madonna, mas atualmente estou numa fase muito Beatles.
3- Você é uma das primeiras mulheres a tocar psytrance no Brasil. Como é viver nesse mundo, ter reconhecimento pelo seu trabalho e ser uma influência para outras meninas?
Ter o meu trabalho reconhecido é uma grande alegria. Dedico o meu tempo mais precioso à música, nunca deixo de me reciclar e não dá pra parar nunca! O fato de ser mulher nunca me impediu de conseguir um trabalho, muito pelo contrário, sempre adorei e fico muito emocionada quando meninas vêm conversar comigo e dizer que as inspirei a lutarem pelo seu espaço em todos os meios, e não só na música. 
4- Todo DJ, ou a maioria deles migra naturalmente para o lado das produções e com você não deve ser diferente. Já tem alguma track de sua autoria? Como vão as suas produções?
Eu já estudo produção musical há mais de 1 ano, mas antes de começar a produzir músicas de minha autoria, eu decidi aprender a tocar algum instrumento para ter mais consistência melódica. Então, escolhi o piano, que acredito ser um dos mais apropriados. Já estou nessas aulas de piano há 6 meses.
5- Em uma entrevista para o site Balada Planet você chegou a dizer que o fato do psytrance estar tão grande hoje em dia, em partes, é um pouco de modismo, porque o full on, principalmente, é muito agitado, pra cima e os brasileiros gostam disso. Você, como está no trance a um bom tempo, acha que poderá acabar um dia? Como reciclar o estilo?
Não acredito que o trance vá acabar. O que já está acontecendo, é uma grande influência de outros estilos musicais sobre o psy, como techno e progressive, o que é lindo, uma evolução! Isso está atualizando o gênero.
6- Quais foram as principais festas que você já se apresentou? E no exterior, quais foram?
As principais festas onde me apresentei foram: todas as Tribes e Solaris Festival, Universo Paralello, Kaballah, Skol Beats. Fora do Brasil, teve a Manali Full Moon Party, na Índia.
7- Você passou uma boa temporada no exterior. Como foi essa experiência? Como você acha que evoluiu como artista e como pessoa?
Passei um bom tempo na Índia, Israel e Inglaterra. São países culturalmente muito excitantes. Nessas viagens você conhece estilos de vida e gente muito diferente, então eu aprendi a respeitar pessoas e culturas diferentes das minhas.
8- Você é residente da Tribe e sabemos que seu vínculo vai além de só tocar nas festas. Conte-nos sobre seu relacionamento com a Tribe. O que ela significa pra você?
A Tribe mudou a minha vida inteira. Mudou o meu destino, a minha carreira, e tudo o que eu planejava para a minha vida. Eu amo muito todos os que trabalham comigo, e hoje em dia o meu relacionamento com eles vai além do profissional. São pessoas que eu sempre quero que estejam por perto, são amigos, são irmãos.
9- O público é sempre muito carinhoso e demonstra isso claramente em suas apresentações, sem ele o artista não é nada. Como é sua relação com as pessoas que lhe admiram? Como você lida com o assédio do público?
O público da Tribe desde o início me deu muito carinho e acreditou em mim. Na época da minha vida que mais precisei de energia, quando sofri um acidente em 2006, a força que recebi do público foi incrível. Guardo até hoje as mais de 3.000 mensagens, scraps, que recebi na Internet, e sempre procuro trocar o máximo de energia com todos que admiram o meu trabalho e vem falar comigo.
10- Mande uma mensagem a todos.
Muita paz, amor e música sempre!! Sexo com camisinha!! Drogas BAH!!

(Fonte:  http://www.agitocampinas.com.br/materias/entrevista-dj-livia-tribe/2251)

E afinal, toda Lívia merece uma música:


Lívia- Banda Quatro Cantos:





quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

E vamos passear sem gastar.

Para quem mora em São Paulo ou nas proximidades e está a fim de visitar locais legais, indico um roteiro,  com alguns locais que já visitei: Embu das Artes, São Pedro, São Francisco Xavier e Paranapiacaba, ainda não visitei Joaquim Egídio mas segundo vi nesse artigo parece muito legal e como gosto da vida boêmia, logo pretendo dar uma aterrizada por lá. Recomendo todos.


1- Embu das Artes:
A 30 KM: Se quando viaja, você adora ir em feiras de artesanato, pode aproveitar para fazer isso no feriado ou no fim de semana sem gastar com passagem aérea. Embu das Artes fica a 30 quilômetros do centro de São Paulo e faz jus ao nome: o lugar é um celeiro de pintores, escultores, músicos e poetas. Expostas em ateliês, galerias e humildes barraquinhas, as obras atendem a todos os gostos: há desde artesanato indígena até peças de arte contemporânea. A feira conta com mais de 500 expositores, além dos ateliês, antiquários e museus que ocupam as antigas casas do centro histórico.
Localizada a 30 quilômetros do centro de São Paulo, a cidade de Embu das Artes faz jus ao nome: o lugar é um celeiro de pintores, escultores, músicos e poetas. E uma vitrine para seus quadros, estátuas, canções e versos. A vasta produção artística da comunidade atrai mais de 20 mil turistas por fim semana. Expostas em ateliês, galerias e humildes barraquinhas, as obras atendem a todos os gostos: há desde artesanato indígena até peças de arte contemporânea.
Embu tem 260 mil habitantes e grande extensão urbana. A maioria dos seus atrativos, porém, concentra-se no compacto centro histórico da cidade. Foi com os jesuítas, presentes na região desde o século 16, que surgiu a tradição artística local. Além de catequizar os índios, eles esculpiam imagens sagradas para o acervo de sua sacristia.
Hoje, o Conjunto Jesuítico, erguido pela ordem religiosa no começo do século 18, é uma das imagens mais marcantes de Embu. Construído como igreja e residência dos padres, o complexo abriga o Museu de Arte Sacra. No local, pode-se admirar obras como o "Senhor Morto" - estátua de Cristo em tamanho real, esculpida a partir de uma única tora de madeira - e a figura de Nossa Senhora do Rosário.
O museu está situado no belo Largo dos Jesuítas e, nas alamedas vizinhas, surgiu uma das principais feiras de artes e artesanatos do país. São hoje mais de 500 expositores, além dos ateliês, antiquários e museus que ocupam as antigas casas do centro histórico. A diversidade de produtos à venda é imensa: há pinturas, esculturas, joias, vestimentas, penduricalhos, porcelanas, móveis rústicos e até plantas e flores. Tudo disposto com pendor criativo e bom gosto.
Aos domingos, quando todo o comércio se encontra em pleno funcionamento, músicos e poetas invadem a cidade, com seus violinos, sanfonas, violões e versos. Um deles é a escritora Giselle Biaanconi que, vestida com roupas de baile do século 19, recita poemas para os turistas que circulam pela área. Ela, que já levou uma pedrada na cabeça enquanto divulgava seu trabalho no centro de São Paulo, diz que em Embu o cenário é outro: "aqui as pessoas estão mais abertas para ouvir minhas poesias. Embu é um lugar propício para a arte".
Cidade cultural
Embu tem conseguido manter sua tradição criadora ao longo dos tempos. Desde o início do século passado, a cidade vem abrigando grande contingente de artistas: começou, nos anos 1920, com o escultor e pintor Cássio M'Boy, ganhador de prêmios na Europa e amigo de grandes figuras do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti e Tarsila do Amaral. Seguiram-no artistas plásticos como Tadakyio Sakai e Claudionor Assis Dias, que começaram a dar aulas de seu ofício e atrair mais pessoas do ramo para a cidade.
A cena se fortaleceu e culminou na realização do 1° Salão de Artes Plásticas de Embu, em 1964, e na criação, em 1969, da feira de artes e artesanatos, que até hoje é o símbolo local.
Museus vieram a reboque, e atualmente a cidade abriga o Memorial Sakai de Embu, onde estão belas obras em terracota do escultor e de seus discípulos, e o Museu do Índio, que aborda a cultura de diversas tribos indígenas do Brasil. O Centro Cultural Mestre Assis de Embu, por sua vez, hospeda exposições de arte, recitais e eventos teatrais.
Embu das Artes foi elevada, em 1979, à categoria de estância turística do Estado de São Paulo. Seu colorido cenário artístico, e a história que lhe serve de base, são os principais atrativos locais. Mas a cidade tem outras virtudes: o Parque do Lago Francisco Rizzo, a cinco minutos de carro do centro histórico, oferece, em seus 217 mil m² de área, belas paisagens naturais e frequentemente hospeda eventos culturais. Já o parque ecológico "Cidade das Abelhas", situado a sete quilômetros de Embu, é uma das atrações mais originais do Estado, onde se pode observar outro tipo de arte: a apicultura.
Como chegar:
De carro - Embu das Artes fica às margens da rodovia Regis Bittencourt (BR-116), sentido Curitiba. A entrada da cidade está na altura do km 279 da estrada, que pode ser acessada via Rodoanel ou Marginal Pinheiros.
De ônibus - Da frente da estação de metrô Campo Limpo (linha 5) sai o ônibus "Embu Centro", que passa ao lado do centro histórico da cidade. Também é possível pegar o ônibus "Embu Engenho Velho" no Largo da Batata, em Pinheiros.
Atrações
Feira de artes e artesanato - A feira funciona aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h. Durante a semana, há expositores abertos, mas em menor número.
Centro Cultural Mestre Assis de Embu - Largo 21 de abril, 29, Centro. Tel: (11) 4781-4462.
Museu de Arte Sacra dos Jesuítas - Largo dos Jesuítas, 67, Centro. Entrada paga.
Memorial Sakai - Rua Rebolo Gonzáles, 185, Cercado Grande. Tel: 4241-5993.
Museu do Índio - Rua da Matriz, 54, Centro. Tel: (11) 4704-3278. Entrada paga (menores de 7 anos e maiores de 60 anos não pagam).
Capela São Lázaro - Entre a Rua Matriz e a Rua Nossa Senhora do Rosário. Tel: (11) 4704-6565
Parque do Lago Francisco Rizzo - Rua Alberto Giosa, 300 (km 282 da Rodovia Regis Bittencourt). Tel: (11) 4781-4953.
Cidade das Abelhas - Estrada da Ressaca, km 7. Tel: (11) 4703-6460 / (11) 3726-8772. Entrada paga.
Centro de Atendimento ao Turista (CAT) - Largo 21 de abril s/n°. Tel: (11) 4704-6565.




2- Antiga vila inglesa, Paranapiacaba oferece trilhas para aventureiros:
A 62 KM: Muitos já conhecem ou já ouviram falar do passeio turístico de trem para a vila de Paranapiacaba, que fica entre a região do ABC e o litoral paulista a pouco mais de 50 km de São Paulo. Mas as construções históricas e a estação ferroviária não são as únicas atrações da vila. Localizada no topo de uma falha geológica milenar que rasga a Mata Atlântica, ela tem se transformado também em destino para caminhadas de fácil acesso com visual cenográficos. O visitante encontra um labirinto de caminhos com mata fechada, águas claras de nascentes do Rio Grande e uma tímida fauna que inclui jaguatiricas, suçuaranas, antas e capivaras. O Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba abriga seis trilhas pelo interior dessa área preservada de 426 hectares formada por um cinturão verde de Mata Atlântica.
A região de Paranapiacaba tem mostrado seu talento para trilhas desde séculos passados. Sobre aquelas terras íngremes da Serra do Mar passaram índios sul-americanos que cruzavam o Caminho do Peabiru em direção aos Andes, insistentes padres jesuítas que subiam até o Planalto de Piratininga (que anos mais tarde seria conhecido como São Paulo) e trabalhadores europeus que ajudariam a escrever a história ferroviária do Estado.
Localizada no topo de uma falha geológica milenar que rasga a Mata Atlântica, entre São Paulo e o litoral, essa vila histórica declarada Patrimônio Nacional pelo Iphan tem se transformado também em destino para caminhadas de fácil acesso com visual cenográficos a pouco mais de 50 km da capital paulista.
Não muito longe daquelas ruas estreitas de terra e casas em estilo europeu erguidas com pinho de riga trazido da Letônia, o visitante encontra um labirinto de caminhos com mata fechada, águas claras de nascentes do Rio Grande e uma tímida fauna que inclui jaguatiricas, suçuaranas, antas e capivaras.
Atualmente, o Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba abriga seis trilhas pelo interior dessa área preservada de 426 hectares formada por um cinturão verde de Mata Atlântica, na divisa com o Parque Estadual da Serra do Mar, que alia capítulos históricos da vila.
Ao longo do roteiro é possível conhecer o sistema inglês de abastecimento que, desde o século 19, leva água para a parte mais alta da vila; a antiga estrada de pedras que chega ao topo de um mirante que abrigava as antenas da extinta TV Tupi; e os caminhos de visual panorâmico que correm em direção ao litoral de São Paulo.
“Estas trilhas não visam apenas a observação de animais. Ajudamos os visitantes a prestar atenção nos rastros deixados pela fauna local. O que vale é o lúdico”, explica Laércio Marangon, guia local conhecido por ter mais de 230 sons de aves arquivados em seu celular para atrair espécies como o tangará dançarino e o papa taoca do sul durante caminhadas de observação de animais.
Abandonada a partir da década de 80, a vila foi adquirida pela prefeitura do município de Santo André, em 2002, por R$ 2,1 milhões e, atualmente, funciona como um destino turístico com focos ambientais e históricos.
Esta vila de passado inglês às margens da estrada férrea que ligava Jundiaí a Santos surgiu em 1867 como residência para trabalhadores da São Paulo Railway Co., responsáveis pela construção da primeira estrada ferroviária de São Paulo.
O destino abriga até hoje ícones da época como a residência do engenheiro chefe, uma construção em estilo vitoriano do final do século 19, conhecida como Castelinho, localizada no alto de uma colina; o maquinário do relógio da estação local que possui (distantes) referências ao Big Ben londrino; o complexo sistema funicular de transporte por plataformas até o nível do mar; e o Clube União Lyra Serrano, uma das últimas construções feitas pelos ingleses.
Aquelas antigas estradas férreas não foram apenas vias importantes de escoamento de café para o porto de Santos como servem até hoje de acesso a uma das experiências mais nostálgicas nos arredores de São Paulo (com direito a apito de trem bem debaixo da janela que ecoa, britanicamente, todos os dias na única vila ferroviária em estilo inglês preservada do Brasil).



3- São Pedro:
A 150 KM: São Pedro ainda guarda aquele clichê gostoso de interior: praça com coreto, igreja matriz, sossego, nenhum prédio no horizonte e habitantes que se cumprimentam nas ruas. Além da cidade ser muito agradável, próximo dali está a Vila del Capo, um misto de antiquário, orquidário e restaurante, ideal para um passeio de um dia. Ao entrar no casarão principal, é impossível não se deslumbrar com os milhares de itens antigos harmoniosamente expostos: são móveis, lustres, cristais, quadros e artesanatos vindos de todo o país. Bem ao fundo, sem sair do ambiente do antiquário, pode-se avistar um pequeno e simpático restaurante com um terraço para aperitivos.
Se aposentadoria para muitos é época de descansar e nem cogitar nada parecido com trabalho, para José Antonio Zopollatto foi a oportunidade certeira para mergulhar em duas paixões - as antiguidades e a jardinagem - e criar uma das atrações mais acolhedoras próxima a São Pedro: a Vila del Capo.
Em um casarão de arquitetura medieval e com grandes flâmulas da Itália pelas janelas, o lugar é um misto de antiquário, orquidário e restaurante. Ao entrar, é impossível não se deslumbrar com os milhares de itens antigos harmoniosamente expostos. São móveis, lustres, cristais, quadros e artesanatos vindos de todo o país. Bem ao fundo, sem sair do ambiente do antiquário, pode-se avistar um pequeno e simpático restaurante com um terraço para aperitivos.
A dica é separar ao menos quatro horas para curtir o lugar. Ao chegar, comece pelo antiquário. O espaço é uma viagem no tempo, com objetos com mais de cem anos, e possui itens de valor de a partir de R$ 50 até objetos caros e curiosos, como um leão de tamanho natural esculpido em madeira e que custa R$ 36 mil.
Após conhecer o antiquário, siga para o restaurante para um bom almoço. Os preços variam de R$ 23,80 a R$ 35 e incluem entrada, prato quente e sobremesa. Semanalmente, são selecionadas oito opções de pratos como costela bovina com polenta mole, vaca atolada, ossobuco à italiana, carne seca gratinada com purê e requeijão e vários tipos de massa. Para acompanhar a refeição, peça uma dose das cachaças artesanais vendidas ali.
O restaurante possui poucas mesas, o que garante um clima exclusivo e a sensação de estar em casa. Antes de viajar, faça a reserva de seu lugar para o almoço. Ah, e nem pense em pedir para o dono colocar mais mesas para servir um número maior de pessoas. “Sinto muito, mas não vou ter uma cozinha grande, não quero transformar aqui numa pizzaria. Quero algo que dê satisfação, um lugar que as pessoas possam vir e bater um papo”, responde Zopollatto. Depois da comilança, nada melhor do que um passeio pelo orquidário para tomar um ar antes de voltar para a estrada.
Um antiquário sem poeira?
Se você já conhece o restaurante Velhão, no alto da Serra da Cantareira, vai notar certa semelhança com o Vila del Capo. O estabelecimento em São Pedro foi fundado por Zopollatto há quase dez anos. O objetivo foi dedicar boa parte de seu tempo livre após a aposentadoria como diretor de uma multinacional. “Isso aqui é mais uma paixão do que um negócio. As pessoas chegam aqui e perguntam se eu tenho retorno. Digo que tenho na minha qualidade de vida e na minha satisfação. Esse é o meu retorno”, afirma.
O bom gosto do dono e seu cuidado com os detalhes parecem estar em cada item das antiguidades ali vendidas. Nada de bagunça ou poeira. Neste ponto, o Vila del Capo difere-se de outros antiquários: há muita organização entre os objetos vendidos e uma ótima limpeza que torna o ambiente inofensivo até para quem sofre de rinite.

Segundo Zopollatto, existem alguns critérios de seleção para as antiguidades ficarem à venda: elas devem estar em bom estado de conservação, combinar com o ambiente e ser algo raro ou exclusivo. Lá é possível encontrar objetos do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e São Paulo. No entanto, ele não compra itens das pessoas que visitam o Vila del Capo. “Não sou especialista em antiquário. Trabalhei 40 anos em multinacionais e não tenho nenhuma noção do valor das coisas. Por isso, só compro de revendedores.”
Entre os itens à venda, dezenas de pinguins de geladeira, várias bicicletas vintage, carrinhos de brinquedo, televisores, geladeiras da década de 60, uma cama Luis 15 do início do século por R$ 5.400 e um piano com candelabro (de uma época em que ainda não existia energia elétrica nas residências).
Do lado de fora do Vila del Capo, está uma área de 5,5 hectares, com mais de duas mil árvores - todas plantadas após Zopollatto adquirir o terreno. Para completar o roteiro, a viagem para chegar ao antiquário, pela pequena estrada que liga São Pedro a Brotas, também garante belas paisagens dos vales da região.
Vila del Capo
Estrada Vicinal São Pedro – Brotas
Bairro dos Gomes
(14) 3653-6160
Sábados, domingos e feriados das 11h às 17h (nas férias, aberto todos os dias, exceto terças-feiras)





4- São Francisco Xavier:
A 150 KM: O distrito de São Francisco Xavier é conhecido pelo turismo ecológico, pousadas charmosas e gastronomia diferenciada. A 55 km de distância de São José dos Campos e a 720 metros de altitude, a região montanhosa, rodeada por verde, atrai turistas em busca de aventura ou simplesmente sossego. As cachoeiras e trilhas são as atrações principais de São Francisco Xavier. Já para aqueles que preferem água quente, há spas com banhos terapêuticos e massagens relaxantes. À noite, o programa é frequentar os bares rústico-chics com música ao vivo e degustar a culinária local.
A roça ficou lá no passado. Atualmente, o distrito de São Francisco Xavier é conhecido pelo turismo ecológico, pousadas charmosas e gastronomia diferenciada. A 55 km de distância de São José dos Campos e a 720 metros de altitude, a região montanhosa, rodeada por verde, atrai turistas em busca de aventura ou simplesmente sossego.
Boa parte da vegetação é remanescente da Mata Atlântica original que cobria toda a Serra da Mantiqueira. Isso serviu de abrigo para espécies raras da flora e da fauna como o muriqui, o maior macaco das Américas (o primata adulto pode medir até 1,50 m de altura), mascote símbolo do distrito. O animal - ameaçado de extinção - pode ser observado em caminhadas ou passeios ciclísticos pelas trilhas da região.
As cachoeiras e trilhas são as atrações principais de São Francisco Xavier. Graças à rede hidrográfica formada pelo relevo montanhoso, inúmeras quedas d'água surgem ao longo do distrito. É quase impossível resistir a um mergulho nas águas cristalinas das cachoeiras. Principalmente depois de uma longa e exaustiva caminhada pela mata num dia típico de verão.
Já para aqueles que preferem água quente, há "spas" com banhos terapêuticos e massagens relaxantes. Conforto é o que não falta por aqui. Sobretudo nas diversas opções de hospedagem, muitas das quais, situadas no topo de montanhas, oferecem chalés com lareira, ofurôs e outras comodidades. São ideais no inverno, quando a temperatura, nas madrugadas mais frias, não chega sequer a 2ºC.
À noite, o programa é frequentar os bares "rústico-chics" com música ao vivo e degustar a culinária local, que mescla a influência mineira com produtos agrícolas como o shiitake (cogumelo japonês) e o pinhão.
ATRAÇÕES
Portal do Equilibrium: Rapel, escalada, passeio a cavalo, tirolesa, caminhadas, redário e piscina são os atrativos do local, que dispõe de restaurante e pousada. Estrada Municipal José Satiro Dias, 700, bairro dos Remédios, a 5km do centro. Tel: (12) 3797-6800 / 3926-1800.
Cachoeiras e trilhas
São Francisco Xavier tem dezenas de cachoeiras e trilhas. Apenas a cachoeira Pedro David é pública; as demais, incluindo trilhas, estão localizadas em propriedades particulares, pousadas e fazendas. Cobram taxa de visitação. No CAT (Centro de Apoio ao Turista) há mapas de acesso.
Pedro David: Com 15 metros de altura, a cachoeira possui diversas quedas e uma ponte. Há vestiários, banheiros e local para piquenique. Estrada Municipal Pedro David, a 3km da Vila de São Francisco, sentido Joanópolis.
CAT (Centro de Apoio ao Turista): Indica guias especializados para fazer trilhas, cavalgadas, cicloturismo, rafting e outras atividades esportivas em São Francisco Xavier. O CAT fica alguns metros após o portal de São Francisco Xavier. Tel: (12) 3936-1279.


5- Joaquim Egídio:
A 110 KM: Construções do final do século 19, estradas e pontes férreas, e fazendas dos senhores do café compõem o cenário de Joaquim Egídio, distrito de Campinas, e fazem o visitante esquecer que está próximo a um dos municípios mais populosos e ricos do Brasil. O local é um reduto de boêmios e as opções gastronômicas são o grande destaque para quem procura um bate-volta da capital paulista. O roteiro inclui a rua Heitor Penteado, via principal de paralelepípedos que concentra os bares locais mais famosos e segue pela área rural com seus restaurantes típicos de fazenda e culinária caprichada.
As cenas até parecem tiradas de algum livro antigo: senhoras sentadas em frente ao portão de ferro com as compras do armazém ainda em mãos; ruas de terra ou paralelepípedo que recebem alguns poucos automóveis; e crianças que brincam do lado de fora de casa, despreocupadas com o movimento inocente da região.

GASTRONOMIA E VIDA NOTURNA:
Bellini - Considerado um dos melhores de Campinas, esse restaurante anexo ao Vitória Hotel possui um cardápio desenhado, exclusivamente, para os amantes da cozinha italiana com um toque mediterrâneo. Os pratos, assinados pela chef Cristina Róseo, são preparados com massas fabricadas na própria casa e podem vir acompanhados de peixes e frutos do mar. Na sobremesa, não deixe de provar a goiabada cascão gratinada com requeijão. A arquitetura com colunas de tijolos a vista e teto envidraçado também são destaque do local. Via Norte-Sul, 425 – Cambuí (Campinas) - Tel: (19) 3755-8027.
Estação Marupiara - Sem dúvida, essa é uma das surpresas gastronômicas mais agradáveis de Joaquim Egídio, não só pelas coloridas opções do cardápio, cuja especialidade são os frutos do mar, mas também pela atmosfera brasileira desse bistrô. Localizado em uma casa tombada ao lado da antiga estação de trem, o local é comandado por uma ex-engenheira que o decorou com cadeiras de junco da Bahia, mesas de madeira de demolição, bonecas de barros trazidas de Tiradentes, toalhas de chita e bordados rechilieu de Maceió. Durante o dia, mesas ao ar livre são procuradas por famílias e grupos de amigos; enquanto a noite é propícia para casais que buscam um ambiente mais sofisticado em uma área fechada e mais reservada. Qui. e sex. (jantar); sáb. (almoço e jantar); e dom. (almoço) Rua Manuel Saturnino do Amaral, 29 (Joaquim Egídio) - Tel: (19) 3298-6289 .
Vila Paraíso - O destaque desse estabelecimento isolado do centro de Joaquim Egídio é, justamente, sua localização privilegiada: uma área de 22 hectares dentro de um bosque de Mata Atlântica onde se pode fazer caminhadas curtas ou levar as crianças para um pequeno parque infantil. Massas e peixes, como robalo e abadejo, são as especialidades desse restaurante italiano que funciona no local há dez anos. A caipirinha com limão siciliano, lima da pérsia e manjericão é a novidade da casa. De qui. a sáb. (almoço e jantar) e dom. (almoço) Rua Heitor Penteado, 1716 (Joaquim Egídio) - Tel: (19) 3231-7287 / 3298-6913.
Bar do Marcelino - A calçada estreita do centrinho de Joaquim Egídio, protegida por uma lei local que impede o uso de mesas e cadeiras do lado de fora dos estabelecimentos, foi inspiração suficiente para o dono desse bar de 22 anos criar um dos maiores ícones da boemia local: os caixotes de laranja que servem como mesa e cadeira para os clientes que ficam na área externa. Sentar-se sobre uma dessas caixas de madeira e ver o mundo passar na pacata avenida central da cidade é uma das experiências visuais mais interessantes da região. Durante o dia, o local é procurado por famílias e casais que se deliciam com a 'culinária de vó', como define o próprio dono, o falante e divertido Jaime Marcelino; a noite é reservada para jovens e boêmios de todas as idades. Pratos caseiros como a tríade arroz-feijão-bife e as disputadas porções de pimenta dedo-de-moça empanada e recheada com carne moída são os destaques da casa. Às sextas e sábados, os clientes são recebidos com música ao vivo. De ter. a dom. (almoço e jantar) Rua Heitor Penteado, 1113 (Joaquim Egídio) - Tel: (19) 3298-6909.
Casa Rio - A imensa fila que costuma se formar do lado de fora chega a desanimar, mas o clima no interior dessa casa noturna de Sousas costuma empolgar ao longo da noite, sobretudo para os amantes de samba de raiz. Inaugurado em 2008, esse local, decorado com caricaturas de mestres do samba pintadas pelo cartunista Bira Dantas comporta até 600 pessoas e recebe um público variado formado por jovens e casais de meia idade. As noites de quinta e sábado são animadas por duas bandas diferentes que tocam clássicos como Cartola, Noel Rosa e Clara Nunes. O cardápio é conhecido pela feijoada servida no almoço acompanhada também de música ao vivo (samba, naturalmente). Os mais tímidos (ou desajeitados) contam com a ajudinha providencial do Pipoca, um ex mestre-sala que, além de garçom, tira moças (e até alguns rapazes) para entrarem no samba. Av. Antônio Carlos Couto de Barros, 1382 (Sousas) - Tel: (19) 3258-3645 .
Kindai - Instalado em Campinas desde 2003, esse restaurante japonês ficou conhecido por seu buffet montado no almoço e pela discotecagem de um DJ no jantar. A decoração oriental é outro dos destaques da casa. Via Norte-Sul, 425 – Cambuí (Campinas) De ter. a dom (almoço e jantar) - Tel: (19) 3755-8027 .
Esse é o cenário encontrado pelos que visitam Joaquim Egídio, um agradável e inspirador distrito vizinho a Campinas, a 100 km de São Paulo. Construções do final do século 19, estradas e pontes férreas, e fazendas dos senhores do café são alguns dos registros históricos do antigo ciclo cafeeiro local que fazem o visitante esquecer que se encontra próximo a um dos municípios mais populosos e ricos do Brasil.
Joaquim Egídio, que assim como a vizinha Sousas forma esse roteiro histórico a 20 km de Campinas, é resultado do comércio cafeeiro que, no século 19, começava a crescer no interior paulista. O Ramal Férreo Campineiro estabelecido em 1889, cujos resquícios ainda podem ser vistos em ambos os distritos, foi um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento local.
Sousas, uma espécie de ‘mini Campinas’ com boa concentração de serviços, é ideal para quem procura o agito noturno das concorridas casas noturnas locais com estilos musicais para todos os gostos. Se você já está acostumado a esse ritmo em cidades grandes como São Paulo, não invista tanto tempo e siga até Joaquim Egídio, esse sim um reduto de boêmios e gente que busca a tranquilidade de um povoado charmoso que ainda preserva seu casario histórico.
O roteiro gastronômico de Joaquim Egídio inclui a rua Heitor Penteado, via principal de paralelepípedos que concentra os bares locais mais famosos e segue pela área rural com seus restaurantes típicos de fazenda e culinária caprichada. Nos meses de inverno, o distrito abriga o Empório Gastronômico, um interessante roteiro que une observação de constelações e jantar em um dos restaurantes participantes.
No entanto, a região vai bem além da imponência das fazendas e do agito dos bares descolados e surpreende o visitante com um cenário verde de 222 km² declarado como Área de Proteção Ambiental.

Regulamentada em 2001, essa APA trouxe à região não apenas qualidade de vida e valorização imobiliária, mas também um público interessado na preservação do corpo e da natureza. As opções incluem trilhas, um circuito de ciclismo com 26 km de extensão e até um viveiro que produz 102 espécies nativas para restauração de áreas degradadas.
Se seguir nesse ritmo de boemia e preservação, a história de Joaquim Egídio deve mesmo ter vida longa.
Como chegar
Os distritos de Joaquim Egídio e Sousas estão a, aproximadamente, 20 km de Campinas e podem ser acessados pelas rodovias Heitor Penteado e SP 81, conhecida também como Estrada das Cabras.
Informações turísticas
Em Campinas
Campinas e Região Convention & Visitors Bureau
Rua Tiradentes, 289 – conjunto 12 (Vila Itapura)
Tel: (19) 3232-5444
De seg. a sex. das 9h às 18h
Em Sousas
Posto de Informações turísticas
Praça Dr. Cássio Menezes Raposo do Amaral, s/n (Sousas)
Tel: (19) 3258-7960
Diariamente, das 8h às 17h. A região conta também com postos instalados na rodoviária de Campinas e no Aeroporto de Viracopos
PASSEIOS:

Fazenda das Cabras:
Essa fazenda construída em taipa de pilão, cuja sede é de 1883, abre suas portas não só para eventos e hospedagem em dias de festas, mas também para visita histórica pelas áreas utilizadas para a produção de café e o museu que abriga ferramentas antigas e fotos da época. A rusticidade se completa com as trilhas existentes no interior da Mata Atlântica que rodeia a propriedade e que abriga a Serra das Cabras, declarada Área de Proteção Ambiental (APA). O local oferece também café da manhã, mediante reserva antecipada. Em uma área anexa, o visitante pode conhecer o Centro Jaguatibaia de Educação Ambiental e Restauração Florestal, um viveiro que produz 102 espécies nativas para restauração de áreas degradadas.
Rodovia SP 81, Km 14 (Joaquim Egídio)
Tel: (19) 3298-6713 / (19) 3298-6491 / (19) 7850-3717

Floresta Park:
Localizada a 5 km do centro de Sousas, em uma área rural, essa fazenda possui uma sede de 1840 que foi restaurada em 2006 e serve como cenário para cafés da manhã e almoços preparados em fogão a lenha. Os diversos aposentos desse casarão, que de 1925 a 1930 funcionou como hotel de passagem, guardam objetos, móveis e quadros que o atual proprietário adquiriu ao longo dos anos e deu um certo ar cenográfico (e nostálgico) ao local. A fazenda está localizada em uma área de 240 mil m² e conta com mini sítio com bezerros, gansos e jabutis; passeios com cavalos ou pôneis; trilhas com até 12 km de extensão; e um circuito com tirolesa.
Tel: (19) 3252-8585 / 9242-3620

Observatório do Capricórnio:
O primeiro observatório municipal do Brasil, inaugurado em 1977, empolga menos pelos atrativos astronômicos do que pelo visual que se tem do alto dos 1030 metros de altitude em que se encontra, considerado o ponto mais alto de Campinas. Tombado como Sítio Astronômico pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc), o local abriga três telescópios antigos - que nem sempre podem ser utilizados-, e um pequeno museu dedicado ao assunto.
Estrada das Cabras, s/n (a 17 km de Joaquim Egídio)
tel: (19) 3298-6566
Visitas aos domingos das 17h às 21h. Os outros dias são reservados para grupos e estudantes.
Entrada paga.


Passeios e baladas interessantes e econômicas:

O ano de 2.015 veio carregado de feriados prolongados. Às vezes a gente quer fazer algo diferente, legal e sem gastar muito, né? Para quem mora em São Paulo e nas proximidades, eu trouxe algumas opões que valem a pena e algumas delas já experimentei.
1- Teatro: A Fun House foi inaugurada em novembro. É um espaço muito legal, onde você pode assistir peças de teatro e música, comédia, num ambiente bem acolhedor e por um preço bem razoável:



Além do humor, a Pikadero Fun House também abre espaço para a música:
Inaugurada no começo de novembro, a Pikadero Fun House é a mais nova opção de entretenimento e humor de São Paulo. O nomé é alusão ao picadeiro, local onde os artistas se apresentam no circo. Além de palhaços, o espaço abre espaço para comediantes de stand-up, de personagens, improvisadores e até cantores.
Localizada na Vila Olímpia, a casa é um empreendimento do Grupo Taboo com os humoristas Eduardo Sterblitch, Marcos Chiesa e Carlinhos Silva, atuais/ex-integrantes do programa Pânico, da Rádio Jovem Pan.
pikadero_fun_house_barbixas
Elidio Sanna, Anderson Bizzocchi e Daniel Nascimento. Foto: Divulgação.
Atualmente, a agenda da casa conta com o espetáculo Poderoso Castiga, às segundas; esquetes cômicas e nonsenses com Barbixas em Cena (foto), às terças; o stand-up Eri Johnson Pra Ver se Lota, às quartas; Alucinadas, com Luciana Fregolente e Renata Barbosa, às quintas e o grupo Em Caixa de 4, também às quintas, que mistura todos os gêneros acima com teatro e música.
Serviço:
Pikadero Fun House
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, a partir das 19h. Espetáculos às 21h.
End.: Rua Júlio Diniz, 176 – Vila Olímpia – zona Sul – São Paulo.
Preço: conforme a programação. Entrada entre R$ 40 e R$ 70.
Tel.: (11) 3045-4146.

2-Disco Baby:
Introduzindo as crianças ao mundo da música e da diversão, o espaço Offset, localizado em Pinheiros, lançou o projeto Disco Baby. A festa atende a pais e filhos de 0 a 10 anos com DJs renomados que agitam uma balada das 15h às 19h. O evento, que teve início no dia 11 de agosto, acontece sempre aos sábados, a cada duas semanas.
Para maior comodidade de adultos e crianças, o espaço foi planejado com a intensidade de luzes e sons ideais. Com supervisão de um pediatra, a programação intercala shows, dança e uma pausa para o lanche.
Liderando a setlist, DJs como Rica Amaral e Coy Freitas se apresentam na festa. O repertório musical varia dos clássicos infantis às batidas eletrônicas, levando variadas músicas ao público infantil.
 A estrutura do local conta com uma pista especial para bebês, fraldário equipado e um espaço reservado para refeições. O valor da entrada inclui preços especiais para babás e idosos, além de um pacote para a família (dois adultos e uma criança, por R$ 60). 
Serviço:
Disco Baby
Data: aos sábados, a cada duas semanas.
Horário de funcionamento: das 15h às 19h. 
Local: Offset.
End.: Rua Ferreira de Araujo, 589 – Pinheiros.
Preço: até 3 anos, grátis; de 3 a 10 anos, R$ 10; adultos, R$ 30; babás e idosos, R$ 15.
Tel.: (11) 3097-9396.




3- Bar Alto da Harmonia possui uma das vistas mais privilegiadas de São Paulo:
O bar e restaurante Alto da Harmonia além de uma ótima opção gastronômica oferece uma das vistas mais privilegiadas da cidade.
Localizado na Vila Madalena, o bar possui um terraço de 180 m² com vista panorâmica, uma luneta para os clientes admirarem a paisagem, além de lounges iluminados e decorados com grandes janelas e painéis de vidro.
Após a reforma do antigo sobrado, os idealizadores buscaram retomar o charme boêmio e artístico característicos do bairro dos anos 80. A casa possui espaço para fumantes e oferece ainda um cardápio especial para cães, com rações de primeira linha.
Toda a renda consumida pelos animais de estimação será revertida para a ONG Ampara Animal.
Serviço:
Alto da Harmonia
End.: Rua Harmonia, 271 – Vila Madalena – zona Oeste – São Paulo.
Horário de funcionamento: de terça a quinta, das 18h à 1h. Sexta a domingo, das 12h à 1h.
Tel.: (11) 2528-1241.

4- Museu das Invenções:
Iniciativa da Associação Nacional dos Inventores, a “Inventolândia” foi criada em 1996 pelo presidente da instituição, Carlos Mazzei. Reúne um acervo com mais de 500 invenções diferentes como um piano dobrável, uma máquina de gelar garrafas em sete segundos, um controlador e monitorador de consumo de água, um pente pra careca, uma churrasqueira descartável e uma caixa de pizza que se transforma em um brinquedo.
A ideia é aguçar a curiosidade das crianças e incentivar o espírito científico, mostrando o resultado prático – e divertido – dos estudos e da pesquisa. Isso explica o grande sucesso com excursões escolares. O entretenimento já começa pelo site, com fotos de soluções simples para dificuldades do dia a dia.   
 Serviço
End.: R. Doutor Homem de Mello, 1109 - Perdizes
Horário: segunda a sexta-feira, das 10h às 17h
Tel.: (11) 3873-3211


5- Cinema:
Na Sessão Popular, toda semana é exibido um novo filme a preços especiais:
No Espaço Itaú de Cinema do Shopping Frei Caneca, toda sexta-feira um novo filme entra em cartaz e fica em exibição durante uma semana, até a quinta-feira da semana seguinte, dando espaço a um novo filme. O longa é exibido a preços populares (R$ 5) e em horários específicos.
Espaço Itaú de Cinema. Foto: divulgação.Serviço:
Sessão Popular - Espaço Itaú de Cinema
Local: Shopping Frei Caneca (3º Piso).
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 13h30 às 22h. Sábado e domingo, das 13h às 22h.
End.: Rua Frei Caneca, 569 - Consolação - Centro - São Paulo.
Tel.: (11) 3472-2368.



6- Exposição:
O ano de 2014 sob o olhar de 61 fotógrafos:
Quem quiser ter uma retrospectiva do que foi o ano de 2014 em um conjunto de 80 imagens, pode visitar a exposição Foto
Retrospectiva 2014, que está em cartaz, no Shopping Ibirapuera, até o dia 15 de fevereiro. A mostra é organizada pela Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de São Paulo (Arfoc-SP) e recebe patrocínio da Canon do Brasil. 
Esta é a 10ª edição da mostra, que reúne o trabalho de 61 fotojornalistas integrantes da Associação. As fotografias trazem o cotidiano da cidade, esporte, cultura, política e retratos e ficam expostas em painéis de 75 por 55 centímetros. 
As imagens foram selecionadas de um total de 562, por profissionais renomados no mercado, como: Armando Fávaro, editor assistente do jornal o Estado de S. Paulo; Erivam de Oliveira, professor de fotojornalismo da ESPM e Eugênio Goulart, repórter fotográfico e ex-editor do jornal Meio&Mensagem.
O presidente da Associação, Rubens Chiri, e o diretor de cultura da Arfoc-SP, Nilton Fukuda, são os responsáveis pela coordenação do evento, que passará por mais cinco localidades do estado de São Paulo. 
Serviço:
FotoRetrospectiva2014 
Data: 20 de janeiro a 15 de fevereiro de 2015.
Horário: 10h às 22h.
Local: Shopping Ibirapuera.
End.: Av. Ibirapuera, n.º 3.103, Moema – zona Sul - São Paulo.
Grátis.
Tel.: (11) 3257-3991



7- Dança oriental e dabke:
São Paulo é uma cidade multicultural! Entre as diversas culturas, é possível encontrar um pedacinho do oriente na capital paulista. Aproveite para conhecer mais sobre a dança oriental e dabke.
A tradicional casa de chá egípcia Khan El Khalili há décadas oferece as sensações do mundo árabe na cidade. Localizada no bairro da Vila Mariana, a casa convida o visitante a entrar num universo de encanto e magia por meio música e da dança oriental. É lazer para toda a família, que assiste aos shows saboreando delícias da culinária árabe.
A casa tem 15 ambientes, decorados com pinturas e tapeçaria árabes. De terça a domingo, a casa apresenta shows de dança oriental com diversas bailarinas.
Já no Maevva, no Itaim Bibi, as terças-feiras são especialmente dedicadas à cultura árabe. O happy hour acontece com música ao vivo e dança do ventre com bailarinas convidadas. O cardápio é "abrasileirado", mas o ambiente promete um show inesquecível.
Às quartas, quintas e domingos, o Dunas Bar apresenta as Noites Árabes, com apresentação de dança do ventre. Localizado na Penha (zona Leste), o bar oferece um vasto cardápio com pizzas, esfihas, beirutes e porções para deixar as noites ainda mais gostosas.
Serviço:
Khan El Khalili
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 16h à 0h. Sexta e sábado, das 16h à 1h.
End.: Rua Dr. José de Queirós Aranha, 320 – Vila Mariana – zona Sul - São Paulo..
Tel.: (11) 5549-7989.
Maevva
End.: Rua Professor Atilio Innocenti, 376 – Itaim Bibi – zona Sul - São Paulo.
Tel.: (11) 3044-6222.
Dunas Bar
End.: Rua Dr. Virgílio Machado, 104 – Penha – zona Leste - São Paulo.
Tel.: (11) 2958-0836.




9- Dança anos 80:
Além de referência de acesso às novidades tecnológicas, São Paulo é também ponto de encontro para quem curte um estilo "retrô". Entre as atrações noturnas da cidade, é possível encontrar diversas baladas que apresentam uma programação dedicada especialmente aos anos 80.
A 80's Club, localizada na Vila Madalena, traz em todos os sábados o Projeto Autobahn. Além da playlist especial do gênero, a festa conta com decoração diferenciada e mantém um Atari ligado a noite inteira para quem quiser jogar clássicos como Pac Man. 
O espaço possui cinco ambientes distribuídos em três andares, com espaço para festas de aniversário, jardim aberto e oferece drinks exclusivos da época. Às sextas-feiras, a casa é ocupada com as Black Fridays e Classic Party, de realização quinzenal.
O tema flashback também está presente na The History, no Itaim Bibi (zona Oeste). O espaço possui cinco ambientes com decoração psicodélica, trabalhando luzes e cores na construção do cenário. A entrada simula um túnel do tempo, fazendo o público relembrar os sucessos das décadas passadas. 
A pista conta com um globo espelhado de dois metros e vinte de diâmetro, confeccionado especialmente para a casa, e mesas com o famoso jogo da época Genius. 
 Funcionando há mais de dez anos, a Trash 80's coleciona mais de duas mil festas em sua história. Realizada no Clube Caravaggio, no Centro da cidade, a programação da casa conta sempre com especiais para comemorar seu aniversário.
Os bailes e festas são planejados e temáticos, homenageando artistas, datas importantes ou com shows ao vivo. O ideal da casa é promover mais que uma simples balada, uma verdadeira "festa de amigos".
O público LGBT também tem um espaço reservado na cidade. O ABC Bailão, na Vila Buarque (Centro), é conhecido por receber especialmente gays e simpatizantes. Funcionando desde 1996, o espaço faz parte da luta contra o preconceito e por igualdade. A casa conta também com rampas de acessibilidade e banheiros adaptados.
Em uma mistura de bar e balada, o Akbar Lounge & Disco se localiza na Vila Madalena. Os três ambientes da casa são distribuídos em dois andares. No térreo, fica a pista de dança, com ar-condicionado e bar. O piso superior abriga um bar com área externa e lounge, com vista para o bairro.
A decoração traz quadros de Romero Britto. A programação é preenchida às sextas com os hits dos anos 80, 90 e 00 e, aos sábados, os melhores dos anos 70, 80 e 90.
Com capacidade para 800 pessoas, a Cantho, localizada no Centro da cidade, promete uma noite inesquecível em suas diversas modalidades de festa. A casa oferece dois bares, camarotes e pista de dança climatizados.
Entre os destaques da casa, está a Energy After, uma festa que acontece uma vez por mês, a partir das 7h da manhã, para quem quiser emendar a noite de festas a uma manhã ainda mais agitada.
Além desses, diversos outros espaços oferecem em sua programação um dia especial de anos 80 ou festas especiais, de acordo com o ritmo predominante na preferência do público.
Serviço:
80s Club
Horário de funcionamento: sextas, a partir das 23h; sábados, a partir das 22h.
End.: Rua Deputado Lacerda Franco, 342 - Vila Madalena - zona Oeste - São Paulo.
Preço: mulher, R$ 17 a R$ 30; homem, R$ 22 a R$ 30 (descontos com nome na lista).
Tel.: (11) 3892-1981.




10- Cervejaria Nacional, na zona Oeste da cidade, tem produção própria de chopes e receitas especiais:
Na Rua Pedroso de Morais, um estabelecimento se destaca pela produção própria de chopes e bons petiscos em um ambiente rústico com clima de confraternização: a Cervejaria Nacional.
Encantador por ser um prédio envidraçado, o primeiro dos três andares da cervejaria permite ao visitante o contato com a fabricação de bebidas: é possível observar os tanques de fermentação presentes no térreo e avistar uma plataforma suspensa com sacas de malte. Já o segundo andar é ocupado pelo bar, que apresenta um extenso balcão de 17 lugares, ideal para um happy hour com os amigos.
Com receitas especiais compostas de lúpulos de quatro países e dez diferentes tipos de malte, a Cervejaria Nacional criou cinco chopes exclusivos da casa: o claro (pilsen) Y-îara; o Domina, de trigo, baseado na alemã Weiss; o brown ale Kurupira, de cor âmbar com espuma cremosa; o stout Sa’si, que, inspirado em tradição inglesa, oscila entre o doce e o amargo; e o amargo Mula, com 7,5% de álcool e toques de caramelo.
O copo de 330 ml de um chope custa entre R$6 e R$8. Para aqueles que querem degustar todas as criações, o Sampler é o pedido certo: copinhos de 160 ml de cada um dos chopes por R$14.
Para completar o cardápio, a Cervejaria Nacional oferece pratos e petiscos, como a saborosa coxa de pato grelhada e o sanduíche de pernil com cebola crocante e rúcula, sugestão do chef. Assim, o terceiro andar é um local reservado a almoços e jantares, com um grande salão para o restaurante e cozinha.
Serviço
Cervejaria Nacional
End.: Rua Pedroso de Morais, 604 – Pinheiros – zona Oeste – São Paulo.
Tel.: (11) 3628-5000
Horário de funcionamento: domingos, terças e quartas das 18h às 23h; quinta das 18h às 0h; sextas e sábados das 18h às 01h30

11- Coisa Boa:
No “Coisa Boa”, quando o cliente quer uma bebida, levanta e escolhe a garrafa na enorme geladeira que ocupa o espaço. São mais de 205 tipos de cervejas vindas de 21 países diferentes.
Além da “vitrine” de garrafas, o lugar também oferece cardápio variado, com receitas típicas de boteco que levam um toque de requinte. A porção de pastel traz quatro sabores: carne com cebolinha e limão, queijo brie, palmito com tomate e camarão ao curry com alho-poró, acompanhados de um trio de molhos exclusivos da casa.
Serviço:
Coisa Boa
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 17h à 0h; sábado e domingo, das 12h à 0h.
End.: Rua Pedroso Alvarenga, 909 – Itaim Bibi – São Paulo.
Tel.: (11) 3073-0773.



12- A TAL DA PIZZA:
Segue a fórmula da matriz, em Cotia (SP), com piano ao vivo no salão e pizzas de borda alta e massa crocante, assadas em forno a gás.
A grande (com até quatro sabores) vem cortada em 16 pedaços que devem ser comidos com as mãos, sem talheres.
Rua Doutor Mário Ferraz, 351
Itaim Bibi
(11) 3079-3599
De R$ 51,00 a R$ 75,00
Horário de funcionamento:
2ª a sábado, das 19h às 0h, domingo, das 18h às 0h
Formas de pagamento:
Cartões de Crédito: American Express, Visa; Cartões de Débito: Maestro, Rede Shop, Visa Electron