segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Uma visitinha ao Ortopedista melhora a qualidade de vida.

Tendo atuado  na área previdenciária quando exercia a advocacia, ingressando e acompanhando ações previdenciárias, percebi o algo índice de pessoas portadoras de doenças ortopédicas,  de várias origens e por diversos fatores, observei que o índice vem crescendo cada vez mais.
A ortopedia é a especialidade médica que cuida das doenças dos ossos e todos os elementos relacionados ao aparelho locomotor, como músculos, ligamentos e articulações. Esse sistema é extremamente importante, pois é o responsável pelo movimento, que por sua vez é essencial para manter as funções cardiocirculatórias e metabólicas do ser humano.
As anomalias congênitas podem afetar qualquer osso ou músculo do organismo, mas os ossos do crânio, do rosto, da coluna, da bacia, das pernas e dos pés são, frequentemente, os mais afetados.
Doenças ortopédicas congênitas são doenças osteomusculares que afetam os recém-nascidos, ou seja, o indivíduo nasce com elas, e na maioria das vezes se apresentam com deformidades. O diagnóstico precoce é essencial já nos primeiros dias de vida para que as sequelas sejam as menores possíveis e não haja comprometimento no desenvolvimento saudável do indivíduo. O órgão mais afetado é o sistema músculoesquelético, sendo os locais mais atingidos as extremidades tanto superiores quanto inferiores – as mãos e os pés, os quadris e a coluna vertebral.
Outro local muito prejudicado pela enfermidade são os joelhos. Considerados uma das articulações mais complexas do organismo humano, eles podem apresentar deformidades como o joelho varo, que é quando o local apresenta a angulação para fora com as pernas arqueadas, ou o joelho valgo, que é aquele que se apresenta com angulação para dentro, muitas vezes conhecido como joelho em ‘x’. Quando não tratadas de forma adequada, essas alterações podem favorecer o desenvolvimento precoce da osteoartrose
O diagnóstico é feito com avaliação ortopédica, exame fisico detalhado e complementado com exames de imagem, como raio X e tomografia. O tratamento depende do grau de valgismo, ou varismo, e da idade de cada paciente. Quando as deformidades são ângulos levemente alterados podem ser corrigidas espontaneamente, necessitando apenas do acompanhamento ortopédico durante o crescimento da criança. Já os ângulos mais acentuados, ou seja, acima de dez graus de valgo, podem ser tratados com utilização de órteses e/ou calçados ortopédicos. De qualquer forma, a correção deve ser lenta e progressiva.
Nos casos mais graves, com deformidades severas, a intervenção cirúrgica pode ser necessária, mas a avaliação é feita de acordo com cada situação. Além disso, a fisioterapia é parte importante do tratamento no sentido de ajudar a corrigir o desequílibrio muscular presente nos casos de deformidade.
Por: Moisés Cheidde Neto é ortopedista e traumatologista do Hospital Assunção (ABC-SP)
Assim, venho aqui indicar profissionais de elevada competência nessa área: Dr. Ricardo Fernandes Waknin e Dra. Anna Carolina Passos Waknin.  Indico porque como tudo o que compartilho aqui neste blog é o que efetivamente conheço e sou testemunha do trabalho maravilhoso e eficiente que esses excelentes profissionais dispensam aos pacientes.
Aqui as informações:





Nenhum comentário:

Postar um comentário