terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Novidade: site transforma tweets em poesia.

A poesia é algo que gosto muito. Eu acho que a poesia é um afago para o nosso coração, para a nossa alma. Muitas vezes expressa exatamente o que sentimos e não conseguimos colocar em palavras, outras vezes nos traz uma nova visão de determinados fatos, emoções e circunstâncias da vida.
Como disse Rubens Alves: "Ama a simplicidade. Ama a vida. Ama a beleza.Ama a poesia.Ama as coisas que dão alegria.Ama a natureza e a reverência pela vida. Ama os mistérios. Ama  a Deus."
Pois é. Amar a poesia, é uma dos sentimentos de amor a Deus porque a vida é uma própria poesia. A natureza é poesia. A beleza é poesia. A simplicidade é poesia. Os mistérios são poesia. Na minha visão, Deus é tudo isso e portanto, é poesia.
Temos em nosso Universo um grande número de poetas, alguns célebres, outros anônimos mas todos de uma sensibilidade admirável e transbordante de sabedoria e beleza.
Admiro a todos os poetas, célebres ou anônimos. Mas a poesia com a qual mais me identifico é a poesia de Bruna Lombardi.
Apesar de ser lembrada mais pelas novelas do que pela literatura, Bruna já havia publicado o primeiro livro antes mesmo de estrear nas telinhas. Entre 1976 e 1984, lançou três obras de poesia – No ritmo desta festa, Gaia e O perigo do dragão – que ganharam elogios de nomes como Mário Quintana e do próprio Chico Buarque. Dois romances, uma história infantil, um “diário poético” (Diário do Grande Sertão, que conta suas experiências nas gravações da série Grande Sertão: Veredas, que a Rede Globo produziu em 1985)

(Fonte:  http://www.avozdapoesia.com.br/)


Aqui, as poesias de Bruna que eu mais gosto:



Desígnios

"Alguém pode me dizer
se estava prevista na palma da minha mão
esta paixão inesperada
se estava já escrita e demarcada
na linha da minha vida
se fazia já parte da estrada
e tinha que ser vivida
ou foi um desgoverno repentino
que surpreendeu os deuses, todos
os que desenham o nosso destino
ou foi um desatino, uma loucura
uma imprevisível subversão
que só a partir de agora eu trago marcada
na palma da minha mão"
(Bruna Lombardi)


Pacto
entre o teu signo e o meu 
existe uma possibilidade 
de veneno 
umas tintas de vermelho 
meu moreno 
e se a paixão há de ser provisória 
que seja louca e linda 
a nossa história.
(Bruna Lombardi)


Caso
Pode ser mais um capricho 
pode ser uma paixão 
pode ser coisa de bicho 
pode não. 

Pode ser já por destino 
pelos astros, pelos signos 
por uma marca, uma estrela 
talvez já estivesse escrito 
na palma da minha mão. 
Talvez não... 
Talvez até nem fique 
nem signifique nada 
nem me arranhe o coração 
pode ser só uma cisma 
pode estar só de passagem 
Ou não.
(Bruna Lombardi)


Bom,mas para quem realmente gosta de poesia, uma novidade: o site  http://poetweet.com.br/ transforma os tweets em poesia. Para divulgar seus novos cursos de literatura e as oficinas criativas da escola, o b_arco, localizado em São Paulo, criou um site que transforma os tweets de qualquer pessoa em poesia. É fácil: basta preencher o campo com qualquer usuário de Twitter e escolher o formato. As poesias são feitas combinando todos os tweets do usuário e achando rimas entre eles, criando resultados curiosos e, às vezes, surreais. Muito interessante, gente. 



2 comentários: