sábado, 7 de fevereiro de 2015

Índia e Paquistão: Parabéns à Coca-Cola!

A tensa relação entre Índia e Paquistão, pela disputa da região da Caxemira, teve início a partir da independência da Índia do imperialismo britânico, em 1.947. Para entender a disputa pela Caxemira, é preciso ter em mente, que no momento da criação desses dois países (Índia e Paquistão), várias regiões e principados tiveram que optar por integrar uma dessas nações. A religião acentuou as tensões na região: a Índia formou-se basicamente por povos hindus; e o Paquistão, por povos muçulmanos, em sua maioria.
O território correspondente à Caxemira era governado na década de 1.940 por uma marajá (nobres da Índia) hindu que, por motivos religiosos, incorporou a região à Índia, pois a grande parte da população indiana era hindu. Em 1.960, os chineses ocuparam uma parte do leste de Caxemira, que os indianos até hoje reivindicam. Na década de 1980, com o fortalecimento do fundamentalismo religioso muçulmano, tentativas de separação da Caxemira Indiana tiveram início, com o apoio do Paquistão.
Na década de 1.990, os movimentos separatistas e os conflitos se intensificaram na região em virtude da radicalidade do governo paquistanês e do crescimento do fundamentalismo hindu por parte da Índia. As intensas ameaças pela disputa entre a região da Caxemira intensificaram a corrida armamentista paquistanesa e indiana e a intensa militarização das fronteira dos países.
Tanto a Índia quanto o Paquistão dispõem de armas nucleares. Com isso, constantes ameaças nucleares pairam pelo mundo, que vive sob a tensão de um possível ataque nuclear na região da Caxemira. Recentemente, o Paquistão abrigava o inimigo público dos Estados Unidos, Osama Bin Laden, que, aliás, foi morto em território paquistanês, no ano de 2.011.
Atualmente, os conflitos e as disputas pela Caxemira estão longe de chagar ao fim. Além das disputas territoriais, outro fator ainda aumenta a tensão acentuadamente na região: as diferenças religiosas entre hindus e muçulmanos.

Texto: Leandro Carvalho- http://www.alunosonline.com.br/historia/india-x-paquistao.html


O texto acima, muito bem elaborado, demonstra resumidamente e de forma eficiente, o que realmente acontece entre essas duas regiões, que na verdade são UMA só.

Gente, eu ainda não consigo aceitar o fato de que com tamanha evolução cultural, científica e tecnológica, ainda existam essas disputas territoriais e o que é pior: tendo por motivo também as diferenças religiosas.

Mas em meio a essa triste situação, vejam que iniciativa fantástica da Coca-Cola que promoveu a conexão entre esses dois povos.
O objetivo foi quebrar as correntes desse conflito criando um momento de conexão entre ambos. O marketing “Pequenas Máquinas no Mundo”  gerou um portal de comunicação ao vivo entre as pessoas de ambas as regiões conflitantes, e assim mostrou de uma forma  inteligente e encantadora que que o amor fraternal é muito maior e mais forte do que qualquer diferença que possa existir.
Funcionou assim: para se conectarem um com o outro através das máquinas , as pessoas (cada um no seu país), para completar uma tarefa, tinham que ir com as mãos tocando a tela e com isso aparecendo os símbolos de paz, amor e felicidade, ao mesmo tempo para ambos.
Iniciativa singela mas muito significativa e muito bela. Realmente me emocionou e me levou a crer que apesar de tantos conflitos, ainda há esperança de dias melhores.



Na minha opinião, uma iniciativa simples e singela mas cujo significado me emocionou e manteve no meu coração a esperança de que apesar de tantos conflitos ainda há esperanças de dias melhores. Parabéns, Coca-Cola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário