quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

O limite da virtude



Hoje vou falar de um assunto muito comum mas que me fez chegar a uma conclusão que quero repassar para que outros que ainda não pensaram sobre isso, talvez concluam a mesma coisa para o seu próprio bem.
Olha, existem circunstâncias na nossa vida em que precisamos de alguém.
É muito bom quando uma mão se estende para nos ajudar. É uma benção, pensamos e sentimos e é claro, nos sentimos gratos, tão gratos que não medimos esforços para retribuir de alguma forma favores que nos são prestados.
A gratidão, é sem dúvida, uma dádiva tanto para quem a sente, como para quem a recebe.
Contudo, infelizmente, como toda virtude ela deve ter seus limites.
Estou dizendo isso porque  infelizmente alguns fatos acontecidos em minha vida de alguns anos para cá  e a descoberta de outros, me levaram a uma reflexão sincera neste final de ano.
É muito bom ajudar alguém. Mas nobre é ajudar sem esperar nada em troca porque ajudar, esperando vantagens ou mesmo sugando aquele a quem se presta uma ajuda, não é ajuda, é outra coisa. É soberba, é desonestidade, é exploração da fragilidade de alguém, é injustiça.
E quanto a isso, não se envolve religião. Isso tem a ver com caráter, tem a ver com honestidade, tem a ver com sinceridade.
Se você presta uma ajuda a alguém e sabe, inclusive que essa pessoa precisa e não tem outra alternativa e dessa circunstância você se aproveita para levar vantagem, desculpe, mas isso não tem nada a ver com solidariedade.
E para você que recebe uma ajuda ou que depende dela por alguma circunstância de sua vida, saiba que ser grato não tem nada a ver com obrigação, nada a ver com submissão, nada a ver com fechar os olhos e tolerar ser abusado, explorado e injustiçado.
Ser grato é antes de tudo, sentir-se grato mas retribuir com justiça, pois do contrário, nada mais significa do que incentivar e alimentar a falta de caráter de quem na verdade não ajuda e sim explora.
É claro, é lógico , que solidariedade sincera eu tenho visto e muita. Pessoas que ajudam sem esperar nada. Ajudam simplesmente porque têm um coração nobre, porque são realmente boas, não precisam de aplausos e nem esperam retribuição.
Mas tenho visto e encontrado no meu caminho, pessoas egoístas, gananciosas, pessoas que por um favor, cobram, submetem, e sugam a outra.
E deixo aqui o meu conselho, seja você aquele que presta o favor ou aquele a quem é prestado um favor, não faça nenhum favor se você faz esperando vantagens em troca e não receba se você vem sendo cobrado, sugado, explorado por isso.
Em ambos os casos, há de se impor o limite porque a toda virtude também se impõe limite para que permaneça sincera, real e equilibrada.
Quando se perde o equilíbrio, deixa de ser uma virtude para se tornar uma fraqueza , uma infâmia , uma indignidade.
E saiba que por mais que você se julgue dependente de algo ou de alguém, em face de uma eventual circunstância,  a partir do momento em que você despertar para isso, você encontrará outros caminhos muito mais dignos.Sempre existe.

2 comentários:

  1. Uau Vivi...é exatamente o que eu penso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Magna, já passei por isso sabe? Quando a gente tem uma certa ingenuidade, aliás, nem digo ingenuidade mas boas intenções, acabamos por não perceber esses limites,né?

      Excluir