quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Dublê, uma valorosa profissão que permanece no anonimato.

Dublê, vem da palavra double body, que por sua vez significa "corpo duplo".
Olha, dublê é uma profissão e consiste no seguinte: quando em filmes ou outros eventos , os atores e atrizes têm que passar por alguma cena de risco, então são substituídos por pessoas que pessuem uma aparência semelhante, de modo que usando das técnicas de gravação, é lógico, temos a impressão de que é o próprio ator ou atriz que está atuando mas na verdade não é.
Esse trabalho tem como foco, preservar a integridade física dos atores e atrizes, preservando com perfeição o contexto do filme ou do evento.
Não é uma profissão regulamentada e pelo que se sabe o retorno financeiro não é lá essas coisas mas muitos entendem que é uma porta aberta para o ingresso no mundo artístico.
Existem duas espécies de dublê. Uma delas é o dublê de corpo . Para ser dublê de corpo a pessoa precisa dispor de energia física e pouco preocupação com a aparência, já que dependendo do ator que ele vai "incorporar" ou "imitar", ou "se passar por", para ficar mais parecido poderá ter que emagrecer ou engordar, mudar o cabelo, etc para que fique bem parecido.
A outra espécie é o dublê de ação e este aqui sofre bastante. As cenas das quais eles participam envolvem riscos, como uma queda de um prédio ,um acidente automobilístico, etc. Assim sendo, esse profissional depende muito de preparo físico e eu diria especialmente coragem para mesmo diante da ínfima possibilidade de que algo dê errado, ele domine a insegurança e corra o risco.
Valorizo essa profissão e muito. Lamentável que ainda não seja uma profissão regulamentada.
Para mim, são grandes profissionais que estão por trás dos heróis e heroínas que brilham e fazem tanto sucesso porque merecem , é claro, mas estes sempre são exaltados e ganham a fama, o brilho, o glamour enquanto que os dublês, embora façam o "trabalho duro", permanecem no anonimato.


Alguns atores e seu dublê:

Andrew Garfield:



Chandler Riggs:




Tom Cruise:




Cameron Diaz




Brad Pitt



Veja como é feito o trabalho do dublê:






Nenhum comentário:

Postar um comentário