terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Religião ou Fé?

Fora a política, acho que não existe nenhum outro assunto tão complexo quanto religião.
Aliás, por tanta complexidade, tem até mesmo se tornado motivo de rivalidades através dos tempos.
Conceito de religião: é um conjunto de sistemas culturais e de crenças, além de visões de mundo, que estabelece os símbolos que relacionam a humanidade com a espiritualidade e seus próprios valores morais. Muitas religiões têm narrativas, símbolos, tradições e histórias sagradas que se destinam a dar sentido à vida ou explicar a sua origem e do universo. As religiões tendem a derivar a moralidade, a ética, as leis religiosas ou um estilo de vida preferido de suas ideias sobre o cosmos e a natureza humana.
Conceito de Fé: é a firme opinião de que algo é verdade, sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação, pela absoluta confiança que depositamos nesta ideia ou fonte de transmissão.
A fé não necessita de prova ou fundamento racional. A fé é sentimental. Normalmente ela é oriunda de experiência pessoal.
Partindo dessas definições vejo e sinto uma grande diferença entre religião e fé. Num modo simplificado, a religião se fundamenta em fatos, escrituras, tradições culturais que se tornam um princípio e se transformam em dogmas.
Particularmente, não tenho religião. Simpatizo-me com alguns seguimentos, especialmente da cultura da cultura celta.
Os celtas têm como princípio,  respeito pela natureza. Consideram a Roda do Ano (estações), os elementos da natureza, os pontos cardeais, o Sol, a Lua, e valorizavam a energia de tudo o que está em torno de si. Eles reconhecem a energia dos elementos da natureza. A terra, o ar, o fogo, e a água são representações e formas diferentes de energia, e a partir desses elementos todas as coisas são formadas. É o que chamamos de energia elemental, seres do mundo espiritual cuja tarefa é dirigir o poder divino para as formas da natureza.
Essa filosofia, digamos assim, é dita como "pagã" (o termo pagão, num significado geral e abrangente significa toda religião ou pessoa que não seja cristã nem judaica).
Creio que os celtas não devem ser rotulados como pagãos porque eles acreditam na energia da natureza e essa energia emana de Deus. Por sua vez, todos os deuses e deusas em que acreditam são, na verdade emanações de um Deus Único. E quem é a Deusa, senão a energia feminina de Deus?
Bem, mas como eu disse, apesar de ser simpatizante e seguidora da filosofia celta, procuro extrair o que de melhor depreendo de cada seguimento. E numa comparação subjetiva com outros seguimentos, concluo o que é verdadeiro para mim.
Assim, o Budismo, o Hinduísmo, O Islamismo, o Catolicismo, enfim , todos os seguimentos carregam em si algo em comum, ou seja, valores e princípios éticos de respeito e paz e que depende de cada um receber como a sua verdade e o que é mais importante: aplicar em si e em sua vida.
Seja Alláh, seja Krishna, seja Jesus Cristo, seja Budha, seja a Grande Mãe, todos são únicos, todos são amor, paz, compaixão, lealdade, justiça, todos são virtudes.
Quando digo que não tenho religião, não quero dizer que não tenho fé. Pelo contrário, eu tenho fé mas não tenho religião porque para mim os caminhos são múltiplos mas me levam a um único lugar, de onde tudo e todos se originaram.
Penso que não existe uma religião melhor, certa ou errada. Nada disso. Penso que toda religião e toda fé, seja ela qual for, é ótima desde que te ajude a ser uma pessoa melhor.
No entanto, por achar um assunto bastante interessante, futuramente pretendo expor o que aprendi em alguns seguimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário