domingo, 28 de dezembro de 2014

Redes Sociais e a apologia da amizade





Antes de tudo, aos que vão ler este artigo, peço que não interpretem como crítica. Não sou uma pessoa perfeita, estou longe disso e não me cabe criticar nada e nem ninguém. Apenas expresso aquilo que sinto mas preservando e respeitando sempre todas as convicções e sentimentos.
Primeiramente, o que é apologia. Apologia significa texto, ou discurso, utilizado para defender, explicar ou elogiar, geralmente um comportamento, uma ideologia, uma doutrina, uma obra literária ou artística: fazer apologia do cristianismo.
Venho então, expor meus sentimentos especialmente particulares com relação a amizade nas redes sociais.
Hoje em dia a maior e mais popular rede social é o Facebook. Eu mesma tenho quatro perfis, alguns grupos e comunidades. Administro os grupos e comunidades com minhas duas primas: Leila Maria IvevuLsk e Milena Aparecida Santoro.
Logo que comecei a usar o Facebook, me senti fascinada com a oportunidade de conhecer, ainda que virtualmente, pessoas de todas as localidades do mundo.
Aidcionei muitas e muitas pessoas, de diversas localidades e fui adicionada também.
Mas na medida em que eu ia me tornando cada vez mais assídua no Facebook, eu fui percebendo que para mim pelo menos, não se trata de uma rede social para conhecer pessoas mas sim uma verdadeira escola onde você exercita o auto-conhecimento, ou seja, onde você passa a conhecer a si próprio, através dos outros.
Parece meio complicado, não é? Também estive confusa quanto a isso no começo. Veja só, comecei a observar que as personalidades são inúmeras, comportamentos diversificados, idéias comuns e opostas, tanto quanto as convicções e tudo mais. Até aí é uma questão de lógica pois somos seres individuais, inquestionavelmente.
Mas com o tempo, você começa a se deparar com algumas situações que te levam a questionar sobre o significado e objetivo da rede social.
É claro que questões políticas e religiosas sempre são objetos de controvérsias mas quanto a isso, a maioria respeita opiniões contrárias às suas.
Porém, fora isso a gente observa que por mínimas questões, há confronto e uma série de atitudes de insatisfação e até mesmo "vingança"  branca (vou explicar o que é vingança branca) que acaba resultando em mágoas e frustrações mas não com relação ao insatisfeito e ao vingativo e sim com relação a si mesmo.
Por exemplo. Certa vez, fiz uma postagem, cujo conteúdo não era direcionado a ninguém, mesmo porque não tenho o hábito de escrever "indiretas". Na verdade,  até que sou muito direta. Então, alguém foi lá na postagem e teceu um comentário, expondo sua opinião a respeito do que eu escrevi. Vendo que não havia sido entendida, comentei novamente no intuito de esclarecer. Mas conforme passou o tempo, observei que essa pessoa não mais me marcava em fotos e em fotos que eu a marcava, ela simplesmente ignorava. Como eu admirava e respeitava essa pessoa, fui no inbox e disse que embora não soubesse se havia feito algo que a tinha desagradado, pedi desculpas se efetivamente houvesse feito. Ela respondeu-me que não havia nada e que estava ocupada com suas diversas atvidades. O tempo foi passando, contudo, esta pessoa se manteve na indiferença e na mesma postura com relação à minha pessoa, ou seja, a "vingança branca." A vingança branca a que me refiro, nada mais é do que a pessoa mantê-lo (a) no perfil mas ignora-lo (a) totalmente, ou seja, não curte suas postagens, não responde aos seus omentários, não te marca em fotos nas datas festivas , enfim, ignora-o (a) completamente.
Mas...nesse passo, tenho comigo que tal personalidade não é culpada de absolutamente nada e nem mesmo merece qualquer crítica. Na verdade,  essa postura ensina a gente mesmo, ou seja, se pratiquei algo mal interpretado, se não me expressei bem e atingi alguém, o mínimo que devo fazer é me desculpar com essa pessoa, certo? Contudo, se está bem claro que tal pessoa não desculpou, não se trata de hipocrisia e falsidade da minha parte manter esse relacionamento virtual inócuo, incorrespondido, ressentido e por que não dizer: falso?  Pois é. Então eu passei a observar mais, não aos outros mas a mim mesma. Fui hipócrita porque mantive-a no meu perfil, apesar de bem claro, que  não entendeu, não desculpou e mantém uma vingança branca, motivo suficiente para que eu mesma entenda que não está ali porque tem uma amizade comigo mas talvez porque suponha que excluindo causará impacto entre as amizades em comum, ou mesmo que seja por outro motivo qualquer.
Situação semelhante se observan com relação a eventuais atividades que você desenvolve, tais como trabalhos de qualquer natureza que você expõe à sua maneira, do seu jeito, de acordo com seus padrões e ética. Nem todos concordam. Há aquelas pessoas raras que realmente são sinceras em suas postagens quando falam de respeito, de paz , de harmonia. Mas há aqueles, cuja espírito de competitividade e disputa não consegue aceitar o fato de que você tem a sua personalidade, e não desmerece respeito por não pensar e agir como a maioria. Nesse caso, não deveria você atribuir um respeito maior àqueles que te compreendem, respeitam e valorizam ao invés de ficar tentando justificar o fato de ser você mesmo e e se mantém fiel a si próprio,  implorar respeito a isso?  Pois é.
Então, afinal, e por tantas outras situações que observei e ressalto que observei a mim própria, concluí que a amizade virtual nas redes sociais nada mais é do que uma escola em que se ministra o auto-conhecimento acima de tudo. E você se conhece quando observa seus sentimentos, suas reações diante das diferenças e condutas alheias.
Eu gosto muito das redes sociais. Gosto do Facebook. Gosto de todas as pessoas que conheci e conheço e embora tenha experimentado certos dissabores, tenho por todos, quem quer que seja, profunda gratidão.
No título e início do texto eu me referi à "apologia" da amizade. E assim me expressei na intenção de abordar o significado ou o sentimento de amizade para mim nas redes socias, repetindo: amizade= auto-conhecimento. Não pode alguém que não conhece a si próprio, dizer que conhece alguém. E conhecer a si próprio não é questionar os outros. É questionar a si mesmo. É saber quem você é, qual é o seu lugar no mundo e na vida. Assim, quem se conhece, se respeita, se compreende, é amigo de si próprio e só quem é amigo de si próprio pode se entitular amigo de alguém. Tudo isso envolve apenas uma coisa: sinceridade. Portanto, não se diga amigo (a) se você prega suavidade e perdão mas ignora mesmo pessoas que você supôs que quiseram ofender ou magoar você e te pediram desculpa. Não se diga amigo (a) se você não concorda com as convicções e postura de alguém, mas por comodidade ou para não causar impacto na popularidade, mantém esse alguém no seu perfil. Isso não é amizade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário