segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Natal dos correios





Gente, que idéia maravilhosa essa de a gente escolher uma carta nos correios e poder satisfazer o desejo de uma criança. Achei uma excelente idéia. Eu li no site dos correios que essa campanha vem sendo realizada  há mais de 20 anos mas sinceramente, eu desconhecia. O artigo diz que o principal objetivo da campanha é etimular as crianças no tocante à redação e incentivar a solidariedade dos empregados e da sociedade.
Achei muito legal e vou participar. Mas tenho comigo que campanhas desse tipo não deveriam acontecer somente na época de Natal. A gente tá vivendo uma fase em que infelizmente a miséria e a dificuldade no setor da educação vem crescendo de forma absurda. É claro que a população, já tão castigada, não tem o dever nem mesmo resursos de elidir essa situação porém, podemos colaborar para tentar melhorar um pouco que seja, toda essa problemática. Penso, nesse sentido, que campanhas poderiam ser lançadas durante todo o ano, por exemplo: abatimento em impostos para os empresários e comerciantes, até mesmo pessoas físicas que se comprometerem com doações em geral para as classes menos favorecidas. Competições, jogos, sorteios, enfim, tudo o que possa estimular e tornar oportuna a doação e ao mesmo tempo o desenvolvimento intelectual, educacional e criativo. Especialmente desenvolver a criatividade que é um talento de cada ser humano mas em alguns adormecido e silencioso diante da falta de oportunidade.
Um exemplo (apenas pensado por mim), seria a criação de grupos direcionados para a participação  em campanhas, sorteios, etc,. Esses grupos, teriam como atribuição a seleção e inscrição dos participantes em cada sorteio, competição, etc. Suponhamos um concurso cujo tema seja: Projeto Preservação do Meio Ambiente. Cada participante elaboraria um projeto, ou seja, quais as soluções que poderiam ser adotadas pela população para a preservação do meio ambiente. Evidente que cada concurso ou competição, deve obedecer a critérios tais como idade dos participantes, em que já possam ter uma compreensão mínima do significado e importância do tema. Assim como os avaliadores e julgadores devem ter a colaboração de técnicos habilitados para tanto. Os prêmios seriam: bolsa de estudo, alimentação, vestuário, enfim, aquilo que puder ser doado em favorecimento aos participantes. Observando-se também, favorecimento aos doadores, participantes e colaboradores.
Eu não sei se isso já existe. Pelo menos nas regiões onde morei e moro atualmente, não vi nada parecido. É claro que em algum lugar do País devem haver algo parecido mas creio que se isso fosse realizado com mais frequencia e maior divulgação, seria uma forma de tornar o espírito do Natal presente e manifesto durante todo o ano.
Pessoal, como eu já disse e volto a repetir, tudo o que escrevo aqui são idéias minhas e muito pessoais, coisas que aplico no meu dia-a-dia. Por sinal, formei um grupo aqui na minha região e consegui organizar um concurso numa comunidade carente aqui da região. Consegui o patrocínio de uma empresa aqui da região e essa idéia que acabei de expor como exemplo foi o tema que escolhi. Nossa, estou encantada com os projetos que crianças de 12 anos de idade, na simplicidade e pureza de sua ótica, criaram.
Se você gostou da idéia, tente. Vale a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário